Páginas

domingo, 11 de março de 2012

Queimada! Desvios e boladas. Por

Desviai, livrai, afastai. Desviai, livrai, afastai. A gente já deve sair de casa todos os dias entoando mantras e orações, para poder voltar em paz - e não pode esquecer. Passamos a vida fazendo isso - nós mesmos nos desviando, livrando, afastando - ou de nossos próprios caminhos, ou de coisas que querem vir para cima da gente. Lembro-me do velho jogo de "queimada"



Foi uma semana muito nervosa em São Paulo. A partir do desabastecimento dos postos de gasolina, o pessoal deu uma pirada até bem antes da hora da emergência, do alerta total. O resultado foi certa ansiedade sentida no ar. As pessoas correndo, mais gente nas ruas, pedestres, e motos, bicicletas, motoristas buzinantes, aglomerações e filas em esquinas de postos. Teve um dia que saí de casa e, até o trabalho, não mais que cinco quilômetros, contei ter desviado de pelo menos seis coisas. Tipo pedestres distraídos e afoitos atravessando em cima, bicicletas e motos cortando pela direita, crateras no chão. Claro, isso, fora os problemas cotidianos: barbeiragens de todos os tipos, galhos de árvore derrubados pelo vento, qualquer vento. E pombos que agora não têm mais vergonha e que não voam e ficam ali quase zombeteiros e suicidas, perigosamente no caminho e perto das rodas dos carros.

Quem anda sempre pelos mesmos caminhos precisa praticamente decorá-los, metro a metro, para poder se desviar das surpresas. Imagine então quando a gente anda em lugares "pela primeira vez". Placas tortas, postes inclinados que algum engraçadinho bateu, chutou ou virou, indicações cobertas de fuligem negra, o conflito constante e o burburinho do ninguém mais vê ninguém. Volto a dizer: se não pararmos e pensarmos agora, as grandes cidades logo ficarão inviáveis.

Lembrei-me do jogo da queimada, uma das atividades das aulas de educação física quando eu fiz o ginásio. Nem sei se ainda existe, se ainda tem esse nome. Era um jogo bobinho, mas divertido porque podíamos descontar algumas desavenças pessoais numa bolada. Lembro que alguém do outro time jogava a bola, forte, e você tinha que desviar - a bola não podia tocar você, senão estaria eliminado. Quando batia, gritávamos: "Queimada"! Era um confronto semelhante a um Guerra nas Estrelas, e as mais sacanas que jogavam sujo caprichavam: mandavam bala na bola bem em cima dos seios das adversárias, parte frágil e muito dolorida. Doía, aquilo! Então o melhor era ser bem bom em desviar, vupt, vupt, vupt!

Não é que tanto tempo depois fui lembrar meio filosoficamente desse exercício? Penso nos tais desvios que passamos a vida inteira a executar. Como controlar, como saber, como conseguir? Essa coisa fascinante do "não é, mas poderia ter sido", ou da diferença que segundos podem fazer no destino. Igual quando a gente se interessa por uma pessoa que passa, e enquanto pensa se vai nela, já perdeu. Já era. Já foi.

Por outro lado, quantas coisas poderíamos evitar tendo o controle do desvio? Quantos crimes de cabeça quente não seriam evitados? Quantas palavras não teriam sido ditas, e ainda, portanto, haveria a solução, porque o que os ouvidos não ouviram não entrou no coração. Não existe.

Como nos desviarmos dos maus pensamentos que hora ou outra ocorrem inquietantes e pessimistas? Como nos desviarmos de pessoas-vampiro? Pessoas-problema? Pessoas que serão um problema?

É cansativo passar o dia nos desviando. Desviando de encontrões, buracos, portões de garagem instalados ao contrário, postes¸ balas perdidas, arrastões, telemarketing, cobradores, oficiais de Justiça, gente cuspindo, tossindo ou espirrando, segredos que não queremos saber, cocô de passarinho na cabeça e de cachorro, no chão. Queimada!

Eu, como não sou a pessoa mais discreta do mundo, ainda vivo me desviando também dos maus olhares, que é coisa diferente do mau olhado. Os maus olhares são aqueles olhos que ficam te observando um tempão esperando uma brecha ou um vacilo seu. É também aquele olhar que você às vezes cruza nas ruas e que até arrepia, olho ruim, Deus me livre! Vira prá lá! Queimada!

O mau olhado é de inveja, sai em raios jogados na sua direção. Faça figa, desvie, mentalize o amuleto que você tem aí. E tem ainda o olho gordo, aquele que quer tudo. Melhor desviar. Queimada!

Nos desviamos de muita coisa, até de normas sociais e leis. Nem vem que, de algum delito você já participou: trânsito, tralalá, tralalá, que não vou dar lista aqui, né? Queimada!

Nos desviamos nas curvas dos rios, e das nossas próprias promessas e propósitos. E ultimamente, em todo o mundo, há muita gente que está no desvio, desempregada, uma das acepções da palavra.

Vou ficar por aqui e me desviar da conversa, que nesse tema poderia ir muito longe. Vou é tentar me preparar melhor, inclusive fisicamente, porque haja jogo de cintura, virada de bambolê, impulso de salto, para desviar de tanta coisa, todo dia. Queimada!

E haja força para não me desviar nem um pouco dos outros sentidos da vida.

São Paulo, bola quicando, 2012
• (*) Marli Gonçalves é jornalista. Para evitar as boladas, fica sempre esperta e alerta. Isso cansa muito.
************************************************************

E-mails:
marli@brickmann.com.br
marligo@uol.com.br
ATENÇÃO: Por favor, ao reproduzir esse texto, não deixe de citar os e-mails de contato, e os sites onde são publicados originalmente http:// www.brickmann.com.br e no http://marligo.wordpress.com>
Navegar é preciso. Estou no Twitter, @MarliGo, Facebook, e no blog : Clica aqui, para ir lá no blog! Visite o site MARLI GONÇALVES - Onde você encontra tudo e muito mais
No Twitter, siga-me! "www.twitter.com/MarliGo"
Aqui você encontra todos os artigos anteriores:www.brickmann.com.br

Nenhum comentário: