Páginas

quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

BOLETIM DE CARTAS - 29/02/2012

Excelente participação nos jornais de hoje!

Parabéns a todos que tiveram suas cartas publicadas! Temos que matar um leão por dia!

Por gentileza, não esqueçam de enviar sua carta para nós, também!

Aqui, deixo o recadinho da querida Mara, muito, mas muito importante. Vamos lá, meus queridos! Tem gente do grupo que ainda não acessou! Que é isso, grupo, vamos lá!

A nossa passeata por julgamento justo e isento de partidarismos para os mensaleiros deu também uma boa deslanchada, no que fico muito grata...MAS EU QUERO É MAIS!!! Portanto, acessem...e depois divulguem!
www.passeatavirtual.net.br
Mara Montezuma Assaf - Por Um Brasil melhor

E vamos que vamos, pois se elles pensam que não estamos de olho, estão muito enganados!!!!!

As cartas deste boletim têm sido publicadas diariamente no Via Fanzine - MG ao qual agradecemos muito!
http://www.viafanzine.jor.br/principal.htm
Visitem, também, o nosso blog (link renovado) e acessem também o nosso facebook:

http://por1brasilmelhor.blogspot.com/

PARTICIPEM DO NOSSO FACEBOOK COM SEUS COMENTÁRIOS

http://www.facebook.com/#!/pages/Por-um-Brasil-Melhor/222222024513546

E o blog do nosso amigo Evaldo Torres, que publica nossas cartas, além de visitar os links:

www.blogdoevaldotorres.com.br

e o blog jornalistas
http://www.jornalistas.blog.br/


Ótima quarta-feira a todos, e quem receber o Boletim com cortes, favor acessar o Via Fanzine (se o link não funcionar, copie e cole o endereço em seu computador).
beijinhos,

Lígia - Por Um Brasil Melhor!

ESTADÃO

BRASIL X SÍRIA


Amigos de ditadores
Parece que voltamos à era das diatribes antiocidentais de Lula: a ministra dos Direitos Humanos (!), Maria do Rosário, criticou a pressão exercida por EUA, Europa e Liga Árabe sobre o ditador Bashar Assad, que vem, nos últimos meses, promovendo um verdadeiro banho de sangue na Síria. Assad, à revelia da condenação desses países, contra o caos humanitário instalado por seu regime, vem perseguindo civis e opositores há meses. A escalada do número de vítimas das atrocidades por ele comandadas não dá sinais de estancamento. E eis que, em meio a esse cenário desolador, justamente no momento em que a comunidade internacional parece estar próxima de exigir o fim do massacre e adotar medidas e sanções mais enérgicas contra o governo sírio, surge Maria do Rosário, com o aval da presidente Dilma Rousseff, censurando as críticas a Assad, refutando medidas que possam acelerar a queda do ditador e, ainda por cima, abstendo-se de indicar alternativas. A trágica política externa petista - amiga de "democratas" como Fidel e Raúl Castro, Hugo Chávez e, agora, Assad - é mesmo irremediável.
HENRIQUE BRIGATTE
hbrigatte@yahoo.com.br
Pindamonhangaba
*
Ditadura boa
Como a ministra petista Maria do Rosário reclamou na ONU da pressão contra o governo sírio, ela deve entender que a ditadura de Assad é uma ditadura boa. Para os petistas, há ditaduras ruins e ditaduras boas. Assim, por exemplo, a ditadura dos militares, no Brasil, foi uma ditadura ruim. Mas a ditadura dos irmãos Castro, em Cuba, é uma ditadura boa. Ditadura de companheiro.
EUCLIDES ROSSIGNOLI
euros@ig.com.br
Itatinga
*
Crítica à ação humanitária
Quando o Conselho de Direitos Humanos da ONU, em Genebra, se une e tenta solucionar o problema de mortandade de cidadãos sírios pelo ditador Assad, a ministra Maria do Rosário (governo petista) critica essa ação humanitária. Uma vergonha! PT, por quanto tempo ainda?
PIRJO ANNIKKI LEHTO-GOMES
nickylehto@uol.com.br
São Paulo

*
Massacre
Então, logo a ministra dos Direitos Humanos (aquela que quer derrubar a Lei da Anistia), em nome do governo brasileiro, diz que os rebeldes sírios não devem receber armas?! Quando era para terroristas brasileiros, podia ter armas, o Irã pode armar os palestinos, Cesare Battisti está livre e solto. Já os opositores sírios têm de ficar parados e deixar-se massacrar, à razão de cem por dia?
ALBERTO FUTURO
carlos_futuro@viscondeitaborai.com.br
São Paulo
*
ESTAÇÃO ANTÁRTICA

Acidentes com etanol
Provavelmente nunca saberemos as causas reais do incêndio na Base Comandante Ferraz. Todavia, em janeiro, o Ministério da Defesa anunciou que o Brasil se tornara o primeiro país a gerar energia com biocombustível na Antártida, graças à instalação de um gerador movido a etanol. Temos de considerar que os demais países não são menos zelosos que o nosso ao não usarem o etanol. Acontece que o diesel e o óleo combustível, normalmente utilizados nos geradores, são menos voláteis e resistem mais ao congelamento do que o etanol. Aqui, no Brasil, já foram registrados vários incêndios e explosões causados pela volatilidade do etanol, inclusive numa das bases da Petrobrás (Barueri). Essas tecnologias que são impostas de cima para baixo, nem sempre dão certo - com frequência os entusiastas da ecologia ignoram a confiabilidade e a economia de um bom motor a diesel.
NESTOR R. PEREIRA FILHO
rodrigues-nestor@ig.com.br
São Paulo
*
Perdemos tudo?!
Para nós que atuamos na área de informática, o ministro da Defesa dizer que "perdemos tudo", exceto o que está na cuca dos cientistas, é grotesco! Não tinham backup dos trabalhos? Ridículo!
JOÃO CARLOS MACLUF
jcmacluf@delta.inf.br
São Paulo
*
MERENDA

Esclarecimento
O secretário municipal de Educação, Alexandre Schneider, não administra uma crise na merenda, como citado no quadro da página A8 de 26/2. O Departamento de Merenda Escolar foi transferido para a Secretaria Municipal de Educação em 1.º/1/2009. Pouco tempo depois surgiram as denúncias feitas pelo Ministério Público Estadual (MPE). O secretário determinou imediatamente que uma nova licitação fosse feita, o que ocorreu em julho daquele ano. Hoje, das seis empresas investigadas pelo MPE, nenhuma presta serviços à secretaria. Além disso, o secretário Alexandre Schneider é o único gestor público que não tem ações contra ele movidas pelo MPE no caso das investigações sobre a merenda.
ANDREA PORTELLA, assessora de Comunicação e Imprensa da Secretaria Municipal de Educação
portella.a@gmail.com
São Paulo
*
CADÊ O PEIXE?

O velho e o mar
A monumental figura do pescador Benedito Correia da Silva (26/2, A26) nos traz à mente a imagem de Santiago retratada por Ernest Hemingway em seu The Old Man and the Sea. O drama do pescador paulista é evidenciado em seu quadro natural: sentado em seu barco, pés na areia e com o mar banhado por um generoso pôr do sol. Longa vida para "o velho e o mar" paulista. BENEDITO LIMA DE TOLEDO bltoledo@uol.com.br
São Paulo
*

SAIU DA TOCA

Enfim, o ex-governador José Serra saiu da toca e resolveu concorrer na prévia dos tucanos (PSDB) a prefeito de São Paulo. Pelas suas credencias de ética e de político-administrador, os candidatos oposicionistas, quer na prévia partidária, quer da oposição no próximo pleito eleitoral, não passam de um "chá" fraco, desagradável e morno. São Paulo, uma cidade-Estado, para felicidade dos paulistanos e do Brasil, precisa e deve ser governada por um candidato que tenha um passado honesto e o peso de um administrador da envergadura de um Prestes Maia, que transformou ruas estreitas e centrais em avenidas largas e arejadas; de um grande e implacável Jânio Quadros; de um notável administrador como Faria Lima; de um Olavo Setubal; de um Mário Covas; e do próprio pré-candidato Serra. Alea jacta est (a sorte está lançada). Antonio Brandileone abrandileone@uol.com.br Assis

*
UM BOM ADMINISTRADOR

Finalmente, a cidade de São Paulo terá um candidato. Sem carisma, servo dos marqueteiros, incapaz de galvanizar massas. Todavia, o administrador de que este incomparável centro urbano, com seus magnos problemas, precisa. E o eleitorado paulistano o conhece, com seus conhecimentos técnicos, experiência e fibra ética, únicos ingredientes que importam num momento crítico da história desta sofrida e cativante metrópole. Amadeu R. Garrido de Paula amadeugarridoadv@uol.com.br São Paulo

*
O BRASIL E O PT (leitor)

O PT fez do Poder Executivo o maior cabide de empregos que já se viu. O PT avacalhou com o Poder Legislativo. O PT avacalhou com o Poder Judiciário. Agora quer avacalhar com uma sofrível mas funcional entidade: a Prefeitura Municipal de São Paulo. Ou nós acabamos com o PT ou o PT acaba com tudo o que nós, brasileiros, prezamos. Ronald Martins da Cunha ronald.cunha@netsite.com.br Monte Santo de Minas (MG)

*
DO PLEITO MUNICIPAL AO NACIONAL

Com a entrada do tucano José Serra na disputa pela prefeitura de São Paulo, ficam mais claros os cenários eleitorais municipal e nacional. No pleito da capital paulista, os cidadãos passam, agora, a contar com uma opção de alto nível para o cargo máximo da administração: Serra é um homem público decente, capaz e nada mais tem a provar – foi competente como senador, ministro, prefeito por dois anos e governador do Estado. É uma pena que o custo da sua candidatura seja a desistência do projeto pessoal de chegar à presidência da República: a despeito das falhas na campanha eleitoral de 2010, Serra, há algum tempo, consolidou-se como uma das mais lúcidas vozes de oposição ao governo federal petista. Aécio Neves, a partir de agora, fica claramente incumbido de liderar a oposição e vê também caminho livre em suas pretensões presidenciais de 2014. Resta saber se o senador mineiro conseguirá, desse instante em diante, o que pouco logrou fazer desde sua chegada ao Congresso: realçar a imagem de crítico dos sucessivos tropeços do inepto governo Dilma e lançar-se como alternativa atraente à já cansada gestão do PT no Palácio do Planalto.Henrique Brigatte hbrigatte@yahoo.com.br Pindamonhangaba

*
FIDELIDADE, ESTIMA E RESPEITO

Belas palavras do secretário Andrea Matarazzo quando do anúncio de sua saída da disputa às prévias do PSDB: “fui educado para respeitar a hierarquia e a precedência e em nome destes princípios e pela longa amizade que nos une retiro meu nome e proponho a substituição pelo de José Serra”. Em tempos em que prevalece o egoísmo, o desprezo à abnegação, o cada um por si, o salve-se quem puder, “a lei de Gerson”, vemos que ainda há espaço para a fidelidade, a estima e o respeito. Luiz Nusbaum lnusbaum@uol.com.br São Paulo

*
FALTA DE ‘TATTO’

O Sr. Jilmar Tatto, líder da bancada do PT na Câmara dos Deputados, sempre me faz rir quando declara algo. O mundo inteligente ainda não desmemoriado gargalha com a arrogante tranquilidade dele em a tudo distorcer a favor de seu partido radical e comunista! Chamar São Paulo de "ninho da direita" em um país onde sequer ela existe organizada e onde os partidos são todos mais ou menos de esquerda só pode ser piada de quem se acha hegemônico e superior. Melhor seria o sr. Tatto explicar o envolvimento do PT de São Paulo com a máfia do perueiros e o PCC, escândalo este abafado pelo "direitoso” José Serra anos atrás a pedido do próprio presidente Lula ao candidato Serra que assim o fez em nome das raízes comuns entre PT e o PSDB quando o então secretário da Segurança Pública de SP e promotor de justiça, Saulo de Abreu Castro (homem de pulso) lá no governo Alckmin da época pois este queria mostrar á imprensa (e assim o fez para alguns jornalistas do O Estado as transcrições do áudio das fitas) as provas gravadas por interceptação de como as lideranças do PCC mandaram naquele momento seus quadrilheiros apoiarem o PT e ameaçarem tudo o que era do PSDB naquela campanha, leia-se comitês na periferia, veículos e pessoas... Eis aí a "perigosa direita" do sr. Tatto, representada pelo "direitoso" José Serra.
Paulo Boccato pofboccato@yahoo.com.br São Carlos

*
CONTA OUTRA, DIRCEU

Artigo de José Dirceu (Operação pró-Serra (des)organiza as oposições) publicado em jornais deixa evidente a preocupação do petista quanto à entrada de Serra na disputa paulistana. Começa afirmando que com Serra nas prévias os tucanos perderam a argumentação contra a escolha consensual de Haddad. Mas acontece que Haddad foi escolhido por vontade soberana de Lula contra a vontade dos petistas em geral... ao contrário de Serra, que foi solicitado pela militância e pelos filiados e só em virtude disso é que dois pré-candidatos já abdicaram da disputa eleitoral, por entenderem que, contra o PT e por São Paulo, tudo vale a pena, pois a causa não é pequena. Dirceu aposta também na desarmonia tucana alegando que Alckmin aposta mesmo é no Chalita... Só rindo... quem está apavorado de ver Chalita na campanha do PMDB é Dirceu... pois os votos dos eleitores não tucanos estarão divididos. Quanto a alegar que Serra não terminará o mandato... só me resta dizer que da outra vez em que foi Prefeito ele deixou muita saudade pela excelência de sua administração. Antes assim, pois dos "extraordinários governos de Erundina e Marta" que ele cita... fica-me a lembrança da proposta da primeira de se fazer banheiros e lavanderias públicas debaixo do Minhocão para os moradores de rua... ao invés de sugerir plano de moradia para os mesmos ( claro,a proposta foi rejeitada!) e a segunda , dona marta Suplicy, esta foi especialista em terminar obras de péssima qualidade (padrão PT de qualidade) que tiveram que ser totalmente refeitas na administração seguinte... Dirceu finaliza dizendo que "diante do quadro" o PT está obrigado a uma linha de ação nacional, que significa trabalhar em torno de coligações "com nossos aliados tradicionais"...Ora, ele quer dizer que só agora, por causa do Serra o PT vai dar preferência às alianças? Pois se há oito anos o PT tem maioria no Congresso graças às estas tais coligações! Contra outra, Dirceu!

Fonte: Artigo publicado no Brasil Econômico, em 23 de fevereiro de 2012. Mara Montezuma Assaf montezuma.scriba@gmail.com São Paulo

*
O PT DESESPERADO

Primeiro foi jilmar tatto que tentou esculhambar São Paulo, agora vem o comuna dirceu falando besteiras sobre o Grande José Serra. Estão desesperado, pois o “cara” impôs o “melhor ministro da educação de todos os tempos”, isso, para analfabeto “cara” para ele que sabe fazer as contas 7+ 4 = 2, é um gênio, e os petralhas tiveram que engolir, mesmo sabendo que este cara não teria chance, pois São Paulo não tolera corrupção como estão fazendo em Brasília (isso apelidado de malfeito), ate o dicionário estão modificando. O negócio desse caras é apoiar países onde impera a ditadura, e não sabem o que é democracia. Será que o dirceu esqueceu que precisou se submeter a operação plástica para não ser reconhecido pelos brasileiros como comuna e guerrilheiro? Vá para cuba lamber o seu ídolo castro... (nota: tudo o que se refere aos petralhas é minúsculo, por favor). Delcio da Silva delcio796@terra.com.br Taubaté

*
COM SERRA...

Será que ainda dá tempo de dar marcha-à-ré na doação de terreno público para o Instituto Lula? Se quiser mesmo o tal memorial, o PT deve comprar o terreno a valor de mercado! Alberto Futuro carlos_futuro@viscondeitaborai.com.br São Paulo

*
ALIANÇAS E DEDOS

São tantas as alianças políticas para concorrer as eleições para prefeitura da cidade de São Paulo que depois do pleito pressuponho que a maioria ficará com os dedos atrelados...Virgílio Melhado Passoni mmpassoni@gmail.com Jandaia do Sul (PR)

*
VOOS ALTOS

Após a péssima gestão de Kassab na Prefeitura de São Paulo e de ele ter criado seu próprio partido, ele se dá ao luxo de escolher quem vai apoiar, entre o "PT" e o "PSDB". Logicamente, isso dependerá do partido que mais lhe render benefícios e vantagens, pois sempre esse foi sei intuito nas suas atitudes e atividades políticas. Surgem 8 partidos com a intenção de cortar-lhe as asas, pois quer voar cada vez mais alto e sem limites, ambicioso e ganancioso ao extremo. Vamos ver se a pressão do PMDB; PSDB; DEM; PP; PR; PTB e PMN, juntos conseguem frear sua volúpia e seus ímpetos.
Angelo Tonelli angelotonelli@yahoo.com.br São Paulo

*
‘DECEPÇÃO’

Obviamente, não tenho procuração alguma para defender o Sr. José Serra como pessoa e nem mesmo como candidato à Prefeitura de São Paulo, certamente ele não precisaria. Porém lendo opiniões no Fórum do Estadão de ontem, encontrei a carta do leitor Sr. Tibor Rabóczkay, que trata o “candidato como sendo inviável diante das denúncias apresentadas na obra A Privataria Tucana”. Antes de tudo – “obra” certamente aquilo não é. Pode ser um compêndio bem montado pelo jornalista Amauri Júnior fundamentado na CPI do Banestado, cuja atuação polêmica do relator Dep. José Mentor (PT), foi marcante pelo inexplicável desaparecimento de documentos; incompreensível abstração do Banco Rural no relatório final, além de suprimir Paulo Maluf das audiências. Maluf hoje faz parte da lista de procurados internacionais pela Interpol por valer-se do território norte-americano para trânsito de recursos oriundos de fundos ilegais, os mesmos que a CPI de Mentor em seu relatório não reconheceu. Toninho da Barcelona ou Antônio Oliveira Claramunt foi preso e condenado por realizar operações financeiras ilegais, e quando ouvido na CPMI dos Correios, (mensalão) afirmou ter feito inúmeras operações de câmbio para o PT que mantinha uma conta clandestina no exterior no Trade Link Bank, offshore vinculada ao Banco Rural. O mesmo ainda citou que o relator - Dep. Mentor sendo autor de remessas. Na CPMI dos Correios (mensalão), Mentor foi arrolado e faz parte da peça de acusação, pois recebeu altas somas transferidas para a conta corrente de seu escritório por Marcos Valério. Posta estas circunstâncias esclarecedoras, e que cercam o material extraído na maior parte de autos oficiais, e que se as conclusões do autor da “obra mambembe” se fossem verdade, creio que o Ministério Público já deveria ter aberto processo contra os envolvidos. Aliás, de fato abriu contra os que de fato há provas e pudesse ser imputada ação criminal e não conclusões de caráter genérico ou achismos. Porém ao livro há de se dar crédito pelo caráter de levantamento que ali bem demonstra a metodologia putrefata das chamadas transferências via CC5 para o exterior, e que de outra forma ou sob outro nome, fatalmente e lamentavelmente continuam. Exemplo claro foi o que aconteceu recentemente, e ao que eu tenho acompanhado pela imprensa, sem absolutamente nenhuma repercussão maior, ocorreu com fabulosa quantia que o ex-presidente da Casa Moeda transferia para off-shore em paraísos fiscais. A meu ver, e se investigado é impossível que aquilo até pelos valores envolvidos não tenha muita gente, mas muita gente graúda abarcada. Estas formas de transferências – CC5 são as mesmas que o juiz Lalau utilizava, não há novidade e o jornalista Amauri Junior bem descreve a questão, tal qual ele descreve no último capítulo, e muitíssimo bem, toda questão envolvendo a notória tentativa de parte do PT tentar “puxar o tapete” (usando um jargão popular) da então candidata Dilma Rousseff logo na saída de sua campanha, mostrando que a laia do lado de lá também não é flor que se cheire, ou até mesmo é um ninho de cobras. Enfim, e primordialmente e ao que parece a disputa em São Paulo se dará por dois ex-ministros de Estado. Não vejo tal qual o autor do comentário que aquilo que conceitua como “obra”, vá influenciar na eleição tanto quanto as tragédias do Enem; dos livros de ensino básico impressos errados ou ensinado que escrever errado está certo – num contrassenso e desaprovo total à língua pátria por eleitores que de fato são inteligentes e possuem reserva cultural em ler e criticar um livro de verdade. Oswaldo Colombo Filho colomboconsult@gmail.com São Paulo

*
ELEIÇÕES 2012

Sem que isso possa ser interpretado como uma reação bairrista, já que sou carioca, gostaria de perguntar ao leitor pernambucano Júlio Ferreira qual o real motivo da sua tamanha preocupação com a candidatura de José Serra à Prefeitura de São Paulo (Fórum dos Leitores, 28/2). O referido leitor, que conheço através de belas cartas escritas ao longo de muitos anos, não escreveu uma linha sequer a respeito das falcatruas de seu conterrâneo Fernando Bezerra, pego com a boca na botija em desvios vergonhosos de verba para Pernambuco, para favorecer um filho seu, além do caso de nepotismo com seu tio. O leitor Júlio, porém, tem razão quando diz que existem “políticos profissionais”, verdadeiros gigolôs de partidos, pelo Brasil afora. Não acho, entretanto, que seja esse o caso de Serra, político realizador, detentor de currículo invejável. Não entendi por que o leitor está procurando esses tais políticos, que existem em abundância na sua terra natal, na terra dos outros. Ronaldo Gomes Ferraz ronferraz@globo.com Rio de Janeiro

*
POLÍTICOS SUBESTIMAM ELEITORADO?

Com relação a eleição do futuro prefeito de São Paulo, alguns leitores tem comentado neste jornal que os políticos subestimam a inteligência do eleitor. Esses leitores erram. Os políticos safados é que acertam apostando na ignorância do eleitorado, não só o paulistano, mas do Brasil em geral.
Laércio Zannini arsene@uol.com.br São Paulo

*
CASO CELSO DANIEL

Ao ser entrevistado anteontem (27/2) no programa Roda Viva, veiculado pela TV Cultura, Bruno Daniel, irmão do ex-prefeito de Santo André Celso Daniel, foi de forma agressiva e facciosa questionado pelo apresentador do programa, jornalista Mario Sergio Conti. Este tentou por todos os meios insinuar ao entrevistado no sentido de convencê-lo de que o crime que vitimou seu irmão Celso não foi político, mas sim um crime comum. Não conseguiu seu intento, pois Bruno Daniel, de forma sóbria e com pleno conhecimento de todos os meandros do processo, rebateu com força argumentativa, todas as insinuações de seu interlocutor. É de se estranhar a atitude do jornalista Mário Sérgio Conti pois em dado momento da entrevista, parecia não se conformar com as explicações do Bruno sobre o rumoroso caso do assassinato de seu irmão. Tanto assim que, ao final do programa, desculpou-se ao entrevistado. Francisco Zardetto fzardetto@uol.com.br São Paulo

*
INCÊNDIO, MORTES, OMISSÃO

Homenagens aos militares mortos na Estação Comandante Ferraz, na Artártida é o mínimo que o governo poderia fazer já que pagaram com a vida a tentativa de debelar o fogo em condições tão difíceis. Este triste acidente evidenciou a falta de investimentos que poderia, se havido, ter sido evitado. Que tudo seja apurado com transparência e rigor. Agora se sabe pela mídia que foi investido zero de recursos ultimamente, sequer os que deveriam ter sido direcionados através de emendas parlamentares. Que o país receba explicações convincentes do ministro da Defesa e da Ciência e Tecnologia. E também que expliquem a preocupante omissão do naufrágio de uma chata com milhares de litros de óleo, agora a quarenta metros de profundidade, cujo vazamento poderá acarretar seriíssimo dano ao ecossistema local. Esconder do povo brasileiro fatos de tal gravidade está mais para o estilo da antiga união soviética do que para os dias de hoje num país dito democrático!
Eliana França Leme efleme@terra.com.br São Paulo

*
CORTE DE VERBAS

Será que existira algum repórter que não esteja afinado (ou iludido ou corrompido) com o governo federal, que tenha a coragem de questionar ministros e presidente, o porquê do corte de verbas para a Missão na Antártida? Pois foi este corte de verbas que matou dois brasileiros. Será que o Ministério Publico, não entrará, neste caso, para responsabilizar estas autoridades omissas? Ou será que estamos amarrados, sem defesa alguma, mas pagando mordomias à um pequeno grupo de maus brasileiros, que fazem parte do sistema de maracutaias. O Brasil está doente, só não vê quem não quer. Acordem... Claudio Szulcsewski claudio@trainnet.com.br São Paulo

*
TRAGÉDIA ANUNCIADA

A tragédia ocorrida com o Proantar, na Estação científica Comandante Ferraz está anunciada desde 2006, quando a imprensa já denunciava que era medida de urgência urgentíssima a recuperação da Estação para o Ano Polar Internacional (2007/2008). Em seis anos o governo lulopetista destruiu o projeto arriscando-se a perder sua posição de membro consultivo do Tratado da Antártica, privilégio de apenas 28 países. O acidente ocorrido na Estação, com dois mortos e muitos feridos, tem antecedentes. De 2001 a 2011, o governo deixou de gastar R$30 milhões na conservação da Estação. Pesquisa científica não faz parte da praia do PT e aliados.Tal qual um submarino que só submerge, vem a Marinha e afirma que o acidente não teve causa na falta de investimentos do governo. A Estação está sucateada, assim como também estão o aparelhamento das Forças Armadas que se encontram acuadas pela vendeta armada por um a comissão que tem na moeda da verdade somente uma face. Até o espírito crítico dos militares está sendo questionado. Já houve um tempo em que as Forças Armadas defendiam a ordem constitucional e a rapinagem política. O enfraquecimento do Exército é o fortalecimento de uma oligarquia lulocrata, cujo modelo já se observa infectando a América Latina. Jair Gomes Coelho jairgcoelho@gmail.com Vassouras (RJ)

*
ANTÁRTIDA

É fundamental aumentar nosso investimento na Antártida. A terra do futuro ou prometida pela extensão da sua área, que na verdade ainda precisa ser verdadeiramente explorada, e conscientemente.
O Brasil como um dos "donos" e participantes desse seleto grupo já mostrou que tem gente capaz e patriota, só resta agora renovar o local, e de uma maneira mais atual, sem corrermos tantos riscos. Parece piada, mas é terrível apagar um incêndio num local tão gelado. Isso precisa ser uma das prioridades. Espero que a morte dos dois heróis seja para tirarmos lições de aprimorarmos nossa estação e continuarmos participando efetivamente desse processo de conhecimento e ajuda ao mundo. Antonio Jose G. Marques a.jose@uol.com.br Rio de Janeiro

*
SANTA IGNORÂNCIA

A ministra Maria do Rosário está delirando ao criticar países do ocidente que estão supostamente ajudando os opositores do facínora Assad, da Síria, a se armarem. No meio desta carnificina em que milhares de sírios estão sendo mortos, porque não aceitam a ditadura instalada, a ministra de Dilma, romântica, ou mal intencionada contra o povo sírio, quer que a “política ocupe espaço”. Ou seja, quanto mais o ocidente tenta há meses dialogar com o déspota do Assad, mais este presidente assassina seu próprio povo! Essa defesa absurda acima citada, somente poderia sair da cabeça de uma petista, tamanha sua irracionalidade! Aliás, é uma vocação do partido do Lula defender dirigentes totalitários! Estão neste desprezível rol, o Ahmadinejad, Chaves, Fidel, o falecido Kadafi, membros da Farc, e até o insignificante Rafael Correa do Equador. E para que o leitor saiba, esta colaboradora do Planalto, infelizmente é Ministra de Direitos Humanos... Pode?! Imaginem se não fosse?! Paulo Panossian paulopanossian@hotmail.com São Carlos

*
POLÍTICA EXTERNA VESGA

Só porque o ditador Bashar Assad esta dizimando seu povo sistematicamente e ordenando o assassinato de repórteres estrangeiros que tentam documentar o genocídio de opositores sírios, a ministra Maria do Rosário (Direitos Humanos?) porta voz da presidente Dilma, resolveu criticar o envio de armas de países ocidentais a civis sírios para se protegerem das forças leais ao presidente que usam caças e taques. Nossos estrategistas querem que política ocupe espaço, mas esquecem de que a política de Assad é primeiro atirar e depois perguntar. No Irã foi assim, o então presidente Lula considerou na época os protestos da oposição iraniana com assassinatos filmados por celulares como choro de torcida de futebol, ou em Cuba quando os presos contrários a Fidel foram comparados como bandidos de uma facção criminosa . Enquanto nossa política externa for orientada pela ideologia e incompetência e não pelo respeito a vida, o Brasil esta fadado e ser visto como republica das bananas. Peter Cazale pcazale@uol.com.br São Paulo

*
VIÉS VERMELHO

A ministra criticou a pressão sobre a Síria. É a ladainha de Maria do Rosário sempre à favor dos di(P)Tadores.
A.Fernandes standyball@hotmail.com São Paulo

*
COLOCAÇÕES INFELIZES

A entrevista da recém-empossada presidente da Petrobrás ao Estadão (26/2) contém algumas colocações no mínimo impopulares, para não dizer infelizes. A Sra. Foster precisa entender que o que é lógico para uns não é necessariamente para outros. Se é óbvio para ela que o consumidor final deva arcar com a elevação do custo do combustível, não é o que pensa a imensa maioria dos consumidores, considerando que o governo não tem se mostrado competente para tornar-se autossuficiente na produção de petróleo e, portanto, acha lógico repassar seus custos para o "mico". Pior ainda quando afirma que o controle da inflação não é vocação da Petrobrás. De fato, o controle da inflação não é vocação da Petrobrás, mas dever de todos nós, sobretudo do governo, incluindo a Petrobrás.
Luciano Harary lharary@hotmail.com São Paulo

*
PREÇO DA GASOLINA (leitor)

Sobre o cogitado aumento do preço da gasolina, declarou Maria das Graças Foster a nova presidente da Petrobras, é preciso corrigir os preços vigentes, atualizando-os, não faz sentido imaginar que quem vende – qualquer coisa que seja uma xícara, um caderno, gasolina, diesel – não repasse ao mercado as suas vantagens e as suas desvantagens. Em relação às desvantagens pergunto: porque quando os preços do petróleo no mercado internacional foram reduzidos permanecendo por muito tempo abaixo da media em razão da grande oferta no mercado, a Petrobras não reduziu no mercado interno os valores do preço da gasolina? E indo além pergunto: Porque na vizinha Argentina, onde não há pré-sal e outras promessas de autossuficiência, a gasolina é muito mais barata que a nossa e de qualidade superior? Amâncio Lobo Amancio lobo@uol.com.br São Paulo

*
DERIVADOS DE PETRÓLEO

O governo ameaça aumentar o preço dos derivados, apesar dos inconvenientes que isso acarreta. Mas, desmentindo o ex presidente que dizia sermos autossuficientes e potenciais exportadores, a importação de petróleo pelo Brasil é pequena e o aumento, devido ao preço global da commodity não se justifica. A solução mais racional é reduzir a extorsiva carga tributaria que incide no preço que pagamos nos postos de gasolina. Mas racionalidade não é o forte dos nossos governos. A Petrobrás é uma estatal e isso agrava os custos de produção e distribuição, além da péssima qualidade da gasolina e diesel que ela produz. Mário A. Dente dente28@gmail.com São Paulo

*
SEM GRAÇA

O aumento da gasolina proposto por Maria das Graças Foster não tem graça nenhuma. Roberto Twiaschor rtwiaschor@uol.com.br São Paulo

*
FEBEAPÁ

Se estivesse vivo o jornalista Sergio Porto, Stanislaw Ponte Preta, não acreditaria que o seu Febeapá (Festival de Besteiras que Assolam o País) ainda estaria muito mais vivo hoje do que estava nos anos em que escrevia sua famosa coluna nos jornais. A mais nova veio na forma de uma ação contra a Editora Objetiva e o Instituto Antonio Houaiss impetrada pelo Ministério Público Federal em Uberlândia (MG). O procurador federal quer a retirada imediata de circulação de todos os exemplares do Dicionário Houaiss por "conterem expressões preconceituosas e pejorativas aos ciganos". Parece que o sr. procurador, pago pelo dinheiro do povo brasileiro, tem muito pouca coisa a fazer, pois quer censurar um dicionário que afirma expressamente que os termos relativos ao verbete (aquele que trapaceia, velhaco) são pejorativos e que são acepções carregadas de xenofobia e de preconceito. O procurador parece não se dar conta de que os dicionários espelham o que o povo fala e não o contrário. Com tantos trapaceiros atuando fora dos dicionários, muitos encarapitados em cargos públicos e impunes, o procurador se preocupar com os confinados em verbetes é prova incontestável de que as distorções que acontecem na atual sociedade brasileira estão se proliferando assustadoramente.
Maria Tereza Murray terezamurray@hotmail.com São Paulo

*
POLITICAMENTE CORRETO

O tal do "politicamente correto" está ficando insuportável e não só pelas atitudes daqueles que enxergam "lobisomem até com o sol a pino", mas também pela falsidade em suas preocupações. Letras de músicas, personagens de histórias infantis e até definições em dicionários são alvos de patrulhamentos, mas não vejo a mesma atitude com lutas como o boxe e MMA e nem manifestações contra rodeios, touradas e outras atrocidades. Não tem Jeca Tatu que aguente. Sérgio Barbosa sergiobarbosa@megasinal.com.br Batatais

*
FALTA DO QUE FAZER

O MPF de Uberlândia resolveu entrar com ação contra o Dicionário Houaiss e sua editora por “preconceito racial”. Não fosse apenas burrice, pois o verbete “cigano”, que provocou a celeuma, tem alguns de seus significados descritos, claramente, como “forma pejorativa”, parece que o promotor não tem muito o que fazer. Pago regiamente com o nosso dinheiro, ao que tudo indica o Sr.Procurador Cleber Eustáquio passa os dias lendo dicionários! Com tantos casos de roubo de dinheiro público, o Procurador não encontrou nada mais importante com que se ocupar? Mobilizar a máquina da Justiça por uma estupidez deste tamanho, deveria ser crime. É um escândalo! M. Cristina Rocha Azevedo crisrochazevedo@hotmail.com Florianópolis

*
ANCINE

Um assunto que vem passando ao largo, sem que a gente se dê conta, é o controle da Agência Nacional do Cinema (Ancine) sobre o que a TV paga nos apresenta em seu horário nobre. Há um projeto de Lei que obriga as TVs por assinatura a apresentarem programação nacional de pelo menos 3 horas e 30 minutos nesse horário. Está na hora de nos pronunciarmos contra mais esse controle. Parece-me que o prazo para tal fim esgota-se no dia 3/3/2012. Temos que ser rápidos. Deixem-nos assistir ao que quisermos, sem imposição obrigatória de conteúdo.
Maria do Carmo Zaffalon Leme Cardoso mdokrmo@hotmail.com Bauru

*
NA MINHA CASA NÃO!

Diante do desrespeito a constituição contra os assinantes de TV paga, é que gostaria de sugerir as operadoras que entrem com processo coletivo de inconstitucionalidade, contra a Ancine responsável por aplicar esta lei absurda, de querer obrigar assinantes a assistir filmes ou produções de baixa qualidade, como pornochanchadas, violências, tráfico de drogas e até o Filho do Brasil, em horário nobre, isto ninguém merece, não assistiria nem por decreto, portanto, como considero inconstitucional e arbitraria tal resolução, me coloco a disposição de encabeçar a lista de um processo coletivo caso a SKY do qual sou assinante assim o faça. Jose Mendes josemendesca@ig.com.br Votorantim

*
HILDEBRANDO PASCOAL AMEAÇA O JUDICIÁRIO

Conforme publicação no jornal O Estado de S. Paulo, Pascoal já enviou duas cartas de ameaça e extorsão as autoridades do Judiciário local. Preso a 12 anos e condenado a mais de 110 anos de prisão, o ex-deputado federal e ex-coronel da Polícia Militar do estado do Acre, driblou a vigilância da penitenciária de de segurança máxima do Acre e enviou duas cartas de ameaça e extorsão a autoridades do Judiciário local. Ele afirma ter fatos a revelar ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e do Ministério Público (CNMP), conforme revelação feita no Estadão de domingo, na coluna Direto de Brasília, de João Bosco Rabello. As cartas integram um inquérito sigiloso em tramitação no Ministério Público do Acre. Tudo indica que ainda teremos muita água podre passando sob essa ponte acreana, envolvendo esse criminoso e com falta de explicações necessárias do judiciário local. Benone Augusto de Paiva benonepaiva@yahoo.com.br São Paulo

*
A FALA DO HILDEBRANDO.

No cumprimento dos doze anos de sua pena de 110 e, talvez, lendo o noticiário sobre o volume enorme de corrupção no país, Hildebrando Pascoal, ex-deputado, resolveu partir para o achaque. Quer seis mil reais, por mês, para ficar em silêncio e nada contar do quanto sabe à imprensa. Seria muito bom que o delinquente viesse a contar fatos graves ao povo, enriquecendo, então, a literatura da corrupção do país. Será que, ainda, existem coisas novas a relatar aos brasileiros? Conte logo!José Carlos de Carvalho Carneiro carneirojc@ig.com.br Rio Claro

*
UM ESTUPRADOR NAS RUAS

Uma menina de 12 anos estuprada dentro de um ônibus. Mais uma atrocidade cometida em função de uma lei e de um sistema precários, que protegem bandidos deixando os cidadãos entregues à sua própria sorte. Quando é que suas excelências vão rever essa legislação que põe nas ruas a pior espécie de gente, fazendo uma vítima atrás da outra? São indultos de Natal, avaliações superficiais de “bom comportamento” de presos perigosos, tudo muito bom para a bandidagem. No caso dessa garota de 12 anos, o bandido era perigoso até seis meses atrás, quando passou a ter comportamento exemplar, merecedor das ruas. Isso não tem pé, não tem cabeça, e a pobre criança pagou, com seu infortúnio, pela irresponsabilidade daqueles que lavam as mãos diariamente. O estuprador foi preso novamente, mas, logo estará nas ruas. Basta fazer cara de anjo e sua liberdade condicional se garante por esse maldito sistema falido assassino. Myrian Macedo myrian.macedo@uol.com.br São Paulo

*
REVISÃO LEGAL URGENTE

Não sei se é para rir, chorar, ou se realmente não está na hora de revisar urgentemente este Código Penal brasileiro, porque não dá para entender como um sujeito que nem esse Paulo Roberto, que estuprou uma menina de 12 anos dentro de um ônibus e cometeu diversos crimes, teve o direito ao regime de progressão da pena analisado pelo TJ-RJ e supervisionado pelo CNJ. No dia seguinte ao que foi solto por bom comportamento, cometeu logo um crime. Foi preso há dois dias ao tentar assaltar uma mulher num ônibus e reconhecido pelo motorista atracou-se com ele, evitou o assalto e foi levado para delegacia. Na policia é velho conhecido, só não é da Justiça. Ele e outros fazem crimes por atacado, porque sabem que não vai acontecer nada. Serão soltos. Agora, depois de tanto ele aprontar, a Justiça suspendeu a liberdade provisória dele, que nem deveria ter sido concedida. Que país é este? Panayotis Poulis ppoulis46@gmail.com Rio de Janeiro

*
O SHOW DA VIOLÊNCIA

O Brasil é hoje um premio Oscar da violencia. Incompetente em quase todos os setores, o Estado brasileiro mostra um retumbante fracasso no combate ao crime que domina todos os cantos do país. Uma matéria no Jornal Nacional da Globo relatou que o crack está presente em mais de 90% dos cidades brasileiras. É um dado assustador de fazer perder o sono de qualquer cidadão de bem. O Governo Federal, do PT, não está só nessa fraca gestão da segurança no país. Aqui em São Paulo, do PSDB, vivemos momentos apavorantes. Assaltos são rotina em qualquer lugar, a qualquer hora. Parece até que a quantidade de bandidos cresceu mais do que a de policiais. Na ultima Veja Sao Paulo - Retratos do Medo - mais um dado assustador: o contingente de seguranças privados é três vezes maior que o de policiais militares. Defende-se quem puder e tiver grana. No Rio - pobre Rio - governado pelo PMDB, um terrível bandido em liberdade condicional violentou uma menina de 12 anos dentro de um ônibus. Onde colocar mais bandidos nos presídios superlotados?, deve perguntar a Justiça. O que mais falta de tragédia para os governantes reformarem as polícias e o sistema penitenciário, tornarem a Justiça mais eficaz, aumentarem o contingente de policiais nas ruas, pagar dignos salários e nos dar segurança? Acho que isso pode dar voto!Ari Giorgi arigiorgi@hotmail.com Sao Paulo

*
BRASIL 2 X 1 BÓSNIA

Oops, alguém se esqueceu de avisar à equipe da Bósnia que seus opositores, os do uniforme amarelo-canarinho, eram os penta campeões do mundo, com jogadores milionários do futebol europeu. Infelizmente, nossa seleção tem muitos craques e pouco entrosamento. Deu no que deu: uma magra vitória, com muita sorte e um gol contra (que eles fizeram para nós e nosso alívio)!
Silvano Corrêa scorrea@uol.com.br São Paulo

*
LEI GERAL DA COPA

A Fifa exige que o Congresso Nacional aprove o projeto de Lei Geral da Copa, que concede a mesma poderes ilimitados dentro do território nacional. Portanto, durante todo o ano da Copa do Mundo de 2014, a Fifa vai fazer e desfazer aqui no Brasil. Diante desta nova realidade seria bom mudar o apelido de "Casa da Mãe Joana" para "Casa da Mãe Fifa". Entre muitos absurdos a Fifa vai ter isenção de impostos sobre todos os produtos das empresas que sustentam o bando que controla o futebol mundial. A farra vai ser inesquecível. Nada de Lei Seca. Bastante álcool para estimular a bebedeira nacional. O assalto aos cofres públicos não vai ser feito apenas por corruptos nacionais, mas também por quadrilhas milionárias do primeiro mundo. Não será exigido visto de entrada no Brasil para qualquer membro da Fifa, nem para os torcedores estrangeiros que tenham comprado ingressos para os jogos. Qualquer prejuízo que a Fifa tenha o Brasil deverá pagar. Os vigaristas internacionais poderão entrar a vontade no Brasil, desde que apresentem um bilhete de entrada para algum jogo da Copa. Vai ser uma loucura inesquecível. O ano de 2014 deverá entrar para a história como sendo o ano em que o Brasil foi governado pela Fifa. Diante deste quadro surrealista, acho que a presidência do Brasil em 2014 deveria ser entregue ao chefão Ricardo Teixeira e criado o cargo de primeiro-ministro para o espertalhão Jérôme Valcke, secretário-geral da Fifa. Há muitos anos o general francês Charles De Gaulle disse uma coisa certa, que o Brasil não era um país sério.Wilson Gordon Parker wgparker@oi.com.br Nova Friburgo (RJ)

FOLHA DE SÃO PAULO - SP

Paulistano
Merece aplauso a decisão judicial em favor de sócio do clube Paulistano que pleiteia a inclusão de companheiro como dependente ("Justiça manda clube aceitar parceiro gay", "Cotidiano", ontem). O clube, que se mostra liberal em aceitar tal benefício para casais heterossexuais em união estável, afirma que irá recorrer da decisão com base em seu estatuto. E pode um estatuto de clube violar a Constituição? Sinto-me envergonhado de ser sócio de um clube que pretende transformar-se em enclave impermeável aos direitos fundamentais.
Theo Dias, advogado criminal e professor da Escola de Direito da FGV (São Paulo, SP)

Impunidade
Quero parabenizar a Folha pelo caderno "Folha Transparência" (26/2). O material apresentado nos mostrou que precisamos reforçar a nossa democracia. Além da propalada reforma política, é preciso haver também de uma super-reforma no Judiciário.
Clovis Deitos (Campinas, SP)

Mães
Triste, mas verdadeira, a constatação de Jairo Marques -colunista que tem um talento raro- em seu texto "E a mãe ficou velhinha" ("Cotidiano", ontem).
Aqueles que percebem que a mãe envelheceu sempre têm atitudes diversas. Ou não a procuram mais, porque essa é uma forma de negar que um dia perderão o amparo materno, ou resolvem estar ao lado dela o maior tempo possível, pois têm medo de perdê-la sem ter retribuído plenamente o amor que receberam.
Leonor de Souza (São Paulo, SP)

Prefeitura de SP
artigo do Janio de Freitas está no site abaixo:
http://www1.folha.uol.com.br/fsp/poder/28260-gelatina-de-incertezas.shtml
Que bom contar com as palavras acertadas de Janio de Freitas no artigo "Gelatina de incertezas" ("Poder", ontem), sobre o descompromisso político de Geraldo Alckmin com as partes envolvidas na disputa à prefeitura paulistana. De fato, o processo eleitoral não pode ser conduzido segundo privilégios pessoais, com prejuízo aos interesses democráticos.
Célia Maria Ribeiro (Mogi-Guaçu, SP)

Infraestrutura
Ao contrário do publicado em "Obstáculos travam porto de Eike no Rio" ("Mercado", 26/2), as obras do superporto do Açu, em construção em São João da Barra (RJ), não estão travadas, como o título pode dar a entender. Atualmente, cerca de 5.000 profissionais trabalham na obra, que irá gerar 50 mil empregos em 2025.
O Açu será um dos três maiores complexos portuários do mundo, com movimentação de 350 milhões de toneladas por ano e atração de investimentos de US$ 40 bilhões. O Grupo EBX cumpre todas as exigências dos órgãos públicos para a implantação do porto. Mais de 50 iniciativas socioambientais estão em curso na região, com investimento de R$ 150 milhões.
Bárbara Bortolin, coordenadora da assessoria de imprensa da LLX (Rio de Janeiro, RJ)

DIÁRIO DE SÃO PAULO - SP

Cartas publicadas de: Aparecida Dileide gaziolla, Fernando Piffer e José Carlos Costa
Para ver http://www2.diariosp.com.br/flip/

VALOR ECONÔMICO - SP

Quem tem medo....
Leitor habitual dos artigos do Alberto Almeida, geralmente concordo com suas ideias, mas em relação ao artigo "Quem tem medo das commodities" não acredito que poderemos ter uma indústria forte se ficarmos limitados ao mercados interno e dos países vizinhos mesmo sendo essa a tendência atual. A indústria têxtil e de confecção do Brasil, por exemplo, quinta e quarta maior do mundo respectivamente, e a maior em bases integradas do ocidente, tem plena capacidade de almejar mais mercados além daqueles supra citados. Temos moda, tecnologia, design, inovação e sustentabilidade como fatores prioritários de competitividade. Por outro lado carregamos, como todos os outros setores da manufatura, o tão falado e conhecido custo Brasil, que foi potencializado de forma dramática com a forte valorização da nossa moeda nos últimos anos. Creio que será melhor produzir algodão, ou outras fibras naturais e transformá-los em produtos manufaturados. Em vez de faturarmos o algodão em pluma por algo como US$ 2,00 FOB kg poderemos faturar tecidos por US$ 7,00 FOB kg ou ainda melhor moda e design por US$ 30 FOB kg.

Fernando Pimentel - Diretor superintendente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit)

JORNAL AGORA - SP

ANTÁRDIDA:
O governo disse que vai recuperar a estação na Antártida em dois anos. Alguém acredita? Afinal, óbviamente não cumpriram com o orçamento destinado. como não cumprem com o da saúde nem com o da educação.
João Roberto Gullino, Petrópolis, RJ

ANTÁRTIDA 2:
Morrem brasileiros nos corredores sujos dos hospitais, soterrados por deslisamento de terra, por inundação e na Antártida. Em comum: a falta ou a redução de verbas e o descaso das autoridades.
Luiz Nusbaum, Capital

ACIDENTES:
Depois das milhares de mortes causadas por acidentes de carros e motos, agora é a vez dos acidentes por brinquedos e jet ski. É lamentável! Acidente acontecem, mas será que não falta um pouco de fiscalização?
Turibio Liberatto Gasparetto, S.Caetano do Sul, SP

DICIONÁRIO:
O Ministério Público resolveu entrar com ação contra o dicionário do Ouaiss por preconceito. Com tantos casos de reoubos de dinheiro público o procurador não encontrou nada mais importante com o que se ocupar?
Maria Cristina Rocha Azevedo, Capital

FUTEBOL:
O que é que fazem os diretores da Federação Paulista de Futebol e da Comissão de Arbitragem? Não há ninguém competente para instruir os árbitros a apitar uma partida sem deixar os jogadores apelarem para a violência?
Benone Augusto de Paiva, Capital

DESTAK SP/CAMPINAS/ RIO/ BRASÍLIA

TRATAMENTO GAY
Nada como um projeto lastreado em crendices primitivas, sem respaldo da Organização Mundial da Saúde ou da comunidade científica mundial. ("Evangélicos se mobilizam para legalizar 'cura' de homossexuais", 28/2) Aprovado esse projeto, veremos uma política barata subvertendo avanços científicos, fazendo o país regredir mais de 50 anos. Lamentável.
ABELARDO ONOFRE GOMES

Tratamento? Meu amigo, homossexualismo não é uma doença, não passa, não infecta, não mata, não degrada. A gente só quer dar e receber amor de quem a gente gosta, só isso. SÓ isso. Deixa a gente em paz, ninguém vai corromper seus filhos e nem acabar com sua família, a gente só quer ser feliz, assim como vocês.
EDUARDO MORENO

Gente, nada a ver esses comentários, calma! Sou a favor dos gays, mas não concordo com essa defensiva sempre. Os gays acham sempre que estão contra eles. Entendi que a notícia não está dizendo que não se pode ser gay ou que isso é errado, que é doença e precisa de tratamento, e sim que quem quiser pode buscar tratamento psicológico, para conversar. O profissional que deve ser ético e não precisa ficar falando que é errado ser homossexual. E nenhum evangélico tem de ficar dizendo que é coisa do demônio.
PAULA REGINA

Só neste país tem tanta repercussão esse tipo de notícia. Na maioria dos países, cada um vive como quer, desde que não prejudique a vida dos outros. Voltando ao assunto dos evangélicos, tão bonzinhos, seu projeto é um passo para ter controle maior e interferir de forma mais rígida na homofobia. Dou graças porque somos um país de maioria católica e não tão críticos, severos, indiferentes com nossos irmãos.
KARINA DIAS

METRO - SANTOS
http://www.readmetro.com/en/brazil/metro-santos/ página 14 coluna "Leitor Fala"

CRUZEIROS
Mariluce Aguiar- Santos-SP

JET SKIS
Mário Santos - Praia Grande-SP

METRO - RIO

AÇÃO DO MPF EM XEQUE
Realmente, só pode ser motivada por muita falta do que fazer, essa ação movida pelo Ministério Público Federal para tirar de circulação o dicionário Houaiss, por colocar como uma das definições da palavra cigano a de um indivíduo que trapaceia, velhaco, entre outras coisas no gênero. Segundo o MPF isso pode ser considerado racismo.
Pergunto ao procurador que iniciou a ação, como poderão ser entendidas as obras antigas onde a expressão cigano é usada exatamente como descrita no Houaiss? As obras terão que ser reescritas, ou banidas?
O que dizer, por exemplo, da palavra vigarista, que tem origem no conto-do-vigário? Terá que sair por ser ofensiva aos vigários e à Igreja?
Pergunto, também, como ficarão ao outros dicionários, como o Aulete, que mostra a mesma definição do Houaiss?
Ronaldo Gomes Ferraz

METRO - CURITIBA
http://www.readmetro.com/en/brazil/metro-curitiba/ página 14 - coluna "leitor Fala"

MORADIA
Leitor diz que nos bairros da periferia de Curitiba, existem centenas de obras paralisadas e abandonadas pelas construtoras. São obras públicas que estão se deteriorando com o tempo, enquanto milhares de pessoas aguardam uma casa pela Cohab em Curitiba.
Jovêncio Florêncio - Curitiba-PR

METRO - PORTO ALEGRE
http://www.readmetro.com/en/brazil/portoalegre/ página 14 - coluna "Leitor Fala"

HOSPITAL NO LITORAL NORTE
Leitor denuncia que existia uma porposta de emenda orçamentaria, no Congresso Nacional, para a construção do Hospital Regional do Litoral Norte do Estado, composto por 24 municipios, que recebem cerca de 2 milhões de turistas e não possue instalações para atendimento de média e alta complexidade. Pede que o projeto saia do papel.
Danilo Guedes Tomeu - Porto Alegre-RS

BOM DIA ABCD - SP

Paulo Panossian - CORRUPÇÃO

VOTO CONCIENTE
Todos sabemos que as eleições municipais serão um palco de disputas para ver qual partido consegue fazer mais prefeitos. Uma pena que o embate eleitoral tenha essa preocupação e não esteja voltado aos reais problemas das cidades. São Paulo é um exemplo vivo da disputa eleitoral. O eleitor tem grande culpa nesse processo, pois se deixa seduzir por discursos mentirosos e fantasiosos e depois é penalizado pelos maus serviços que seu município oferece. Somente quando são atingidos por enchentes, quando o transporte não funciona a contento, quando o trânsito é um caos, e o recolhimento do lixo não acontece é que as pessoas acordam. Vamos acordar antes de outubro e prestar atenção no que dirão os candidatos? Essa é a única forma de colocarmos na prefeitura um gestor competente e eficaz. Se os partidos têm donos, as urnas não têm.
Izabel Avallone

APOSENTADORIA -
Auxílio-doença a drogados já preocupa a Previdência? O pagamento desse auxílio varia entre um salário mínimo a R$ 3.916, sendo que o valor médio pago é de R$ 861? É revoltante para o aposentado que trabalhou arduamente durante 30, 35 ou mais e pagou seus tributos em dia; milhares recolheram à Previdência para terem uma velhice digna e hoje achatados, recebem muito aquém daquilo que teriam direito e vivem quase na indigência, ou na dependência de terceiros. Que País é esse: tratando o idoso aposentado como pária da sociedade e drogados tratados como coitadinhos? O que pretendem nossos legisladores, inda mais agora com projeto prevendo tratar "pequenos traficantes" com brandura? Será que os "incomuns" pretendem um País de zumbis e mortos de fome dos bolsas tudo, para dominarem e se refestelarem com as mordomias do poder?
Aparecida Dileide Gaziolla


ACIDENTE NA ANTÁRTICA
Alguém já disse que quando um governo quer melar uma investigação sobre qualquer assunto, logo trata de formar uma Comissão... Digo isso, porque Comissões do Senado se predispõem a discutir o acidente na base da Antártica que , parece, começou por algum problema elétrico...
Ninguém fala que desde 2006 os militares se queixam da falta de investimento na base que só funcionava graças aos heroicos militares e pesquisadores que lá trabalhavam em condições precárias .
Daí vem a presidente Dilma e seu ministro Valdir Raupp lamentar as perdas humanas e materiais ...e se propõem a reconstruir de forma melhorada a base! Certo, as perdas materiais eles podem repor, já as humanas é impossível. E precisou pegar fogo para que os investimentos aparecessem? Não sairia mais barato ter investido através do tempo modernizando as instalações e os equipamentos para pesquisa?
Daí me vem um pensamento negro: pelo visto neste país as coisas só melhoram depois que pegam fogo...e nós, ingênuos acreditando na faxina ministerial!
Se for por falta de fogo...
Mara Montezuma Assaf


BOM DIA S.JOSÉ DOS CAMPOS - SP

ANTÁRTIDA

Homenagens aos militares mortos na Estação Comandante Ferraz, na Artártida é o mínimo que o governo poderia fazer já que pagaram com a vida a tentativa de debelar o fogo em condições tão difíceis. Este triste acidente evidenciou a falta de investimentos que poderia, se havido, ter sido evitado. Que tudo seja apurado com transparência e rigor. Agora se sabe pela mídia que foi investido zero de recursos ultimamente, sequer os que deveriam ter sido direcionados através de emendas parlamentares. Que o país receba explicações convincentes do Ministro da Defesa e da Ciência e Tecnologia. E também que expliquem a preocupante omissão do naufrágio de uma chata com milhares de litros de óleo, agora a quarenta metros de profundidade, cujo vazamento poderá acarretar sérissimo dano ao ecossistema local. Esconder do povo brasileiro fatos de tal gravidade está mais para o estilo da antiga união soviética do que para os dias de hoje num país dito democrático!

Eliana França Leme

DIÁRIO DE GUARULHOS - SP

PETRÓLEO


O governo ameaça aumentar o preço dos derivados, apesar dos inconvenientes que isso acarreta. Mas, desmentindo o ex-presidente que dizia sermos autossuficientes e potenciais exportadores, a importação de petróleo pelo Brasil é pequena e o aumento, devido ao preço global das commodities não se justifica. A solução mais racional é reduzir a extorsiva carga tributaria que incide no preço que pagamos nos postos de gasolina. Mas racionalidade não é o forte dos nossos governos. A Petrobras é uma estatal e isso agrava os custos de produção e distribuição, além da péssima qualidade da gasolina e diesel que ela produz.

Mário A. Dente- São Paulo

JEQUITINHONHA


O “Jornal Nacional” mostrou na sexta-feira passada a triste situação que vive a população do Vale do Jequitinhonha, norte de Minas Gerais. A pobreza daquela região nunca me assustou, fui criada com o sustento que o meu pai levava dali quando era tropeiro viajante. Pobreza não assusta quem nasceu pobre, por isso faço bom uso da internet para soltar os “meus bichos”. Mas o que me assustou mesmo na reportagem foi o consumo de drogas e fiquei me perguntando: como a droga chegou lá? Há uns 8 anos mais ou menos eu acordei todos os meus parentes daqui e de lá, quando o “Globo Rural” esteve na minha cidade. Hoje, graças ao PSDB mineiro, eu já não tenho essa intimidade toda com os meus parentes. Não que eu esteja preocupada com isso, pois quando eles descobrirem que eu nunca estive errada, voltarão e eu estarei de braços abertos para recebê-los. O mais importante agora é usar as ferramentas da internet ao nosso favor. Se tudo que é fútil o mu ndo inteiro fica sabendo, por que as notícias úteis são bloqueadas pelos sites? O site de notícias da minha cidade natal só tem eventos culturais. Antes de apreciar um bom show é preciso saúde, educação, dinheiro para custear o ingresso e o lanche.

Helena Rolon - Jardim Moreira

IMPRENSA LIVRE - LITORAL NORTE - SP

Procura-se um técnico

O Mano Menezes está longe de ser o treinador ideal para nossa seleção. Foi contratado para renovar o time, mas depois de quase dois anos de preparação ainda não temos nem um esboço de um time! E na partida contra a Bósnia, o Mano insiste teimosamente com o decadente Ronaldinho Gaucho, preterindo o Ganso como titular. E para piorar, escala três volantes como se um empate fosse um resultado bom!
Mais uma vez nesta era Mano vimos um futebol brasileiro acovardado e sem criatividade. Ou seja, medíocre! E com toda sinceridade esta vitória de 2 X 1 sobre a Bósnia foi injusta... E com essas e outras, o Brasil vai se aproximando da Copa de 2014 mais para ser coadjuvante do que protagonista! Que pena...

Paulo Panossian
por email, São Carlos

Copa 2014

Conforme relatório do Tribunal de Contas da União (TCU) apenas um dos 12 estádios que sediarão os jogos da Copa de 2014 tem pouco mais de metade das obras executadas. Isso a pouco mais de 2 anos para a abertura do evento. Isso sem contar as obras de infraestrutura, hotéis, restaurantes, vias de acesso, pessoal preparado. Pode-se concluir que de duas uma: vamos passar vexame ou raiva ou os dois juntos. Vexame pelo Brasil não dar conta do evento e raiva pela lambança dos superfaturamentos e desvios de dinheiro dos cofres públicos. E ainda por cima o brasileiro “comum” - o pagador de impostos extorsivos - não vai nem conseguir passar perto dos Estádios. Querem apostar?

Aparecida Dileide Gaziolla
por email, São Paulo

Voto consciente

Todos sabemos que as eleições municipais serão um palco de disputas para ver qual partido consegue fazer mais prefeitos. Uma pena que o embate eleitoral tenha essa preocupação e não esteja voltado aos reais problemas das cidades. São Paulo é um exemplo vivo da disputa eleitoral. O eleitor tem grande culpa nesse processo, pois se deixa seduzir por discursos mentirosos e fantasiosos e depois é penalizado pelos maus serviços que seu município oferece. Somente quando são atingidos por enchentes, quando o transporte não funciona a contento, quando o trânsito é um caos, e o recolhimento do lixo não acontece é que as pessoas acordam. Vamos acordar antes de outubro e prestar atenção no que dirão os candidatos? Essa é a única forma de colocarmos na prefeitura um gestor competente e eficaz. Se os partidos têm donos, as urnas não têm.

Izabel Avallone
por email, São Paulo

O GLOBO - RJ

Tragédia na Antártica

Homenagens aos militares mortos na Estação Comandante Ferraz, na Artártida é o mínimo que o governo poderia fazer já que pagaram com a vida a tentativa de debelar o fogo em condições tão difíceis. Este triste acidente evidenciou a falta de investimentos que poderia, se havido, ter sido evitado. Que tudo seja apurado com transparência e rigor. Agora se sabe pela mídia que foi investido zero de recursos ultimamente, sequer os que deveriam ter sido direcionados através de emendas parlamentares. Que o país receba explicações convincentes do Ministro da Defesa e da Ciência e Tecnologia. E também que expliquem a preocupante omissão do naufrágio de uma chata com milhares de litros de óleo, agora a quarenta metros de profundidade, cujo vazamento poderá acarretar sérissimo dano ao ecossistema local. Esconder do povo brasileiro fatos de tal gravidade está mais para o estilo da antiga união soviética do que para os dias de hoje num país dito democrático!

ELIANA FRANÇA LEME - São Paulo

É fundamental aumentar nosso investimento na Antártica. A terra do futuro ou prometida, pela extensão da sua área, na verdade ainda precisa ser verdadeiramente explorada, e de forma consciente. O Brasil, como um dos “donos” e participantes desse seleto grupo, já mostrou que tem gente capaz e patriota. Só resta, agora, renovar o local, e de uma maneira mais atual, sem corrermos tantos riscos. Parece piada, mas é terrível apagar um incêdio num local tão gelado. Isso precisa ser uma das prioridades. Espero que a morte dos dois heróis sirva para tirarmos lições de aprimoramento da nossa estação e continuarmos participando efetivamente desse processo de conhecimento e ajuda ao mundo.

ANTONIO JOSÉ G. MARQUES - Rio

O DIA - RJ

Falta de atenção do governo gerou incêndio

Pelo que deduzimos diante dos fatos é que o governo pouca atenção deu e dá
para tais missões - para ele é assunto secundário, em confronto com os
demais países, e reage da única maneira que tem competência - com a promessa
: vai recuperar a estação na Antártida em dois anos - alguém acredita, se a
manutenção em seu governo foi deficitária? Firulas... firulas para
engambelar os integrantes da equipe. Obviamente não cumpriram com o
orçamento destinado, como não cumprem com a saúde, a educação e outros
segmentos, pois a corrupção leva toda a verba do erário. Até quando este
povo vai permanecer na ignorância e cegueira?

João Roberto Gullino

Eleitor é culpado por problemas das cidades
Todos sabemos que as eleições municipais serão um palco de disputas para ver qual partidoconsegue fazer maisprefeitos. Uma pena que o embate eleitoraltenha essa preocupação e não esteja voltado aos reais problemas das cidades. São Paulo é um exemplo vivo da disputa eleitoral. O eleitor tem grande culpa nesse processo, pois se deixa seduzir por discursos mentirosos e fantasiosos e depois é penalizado pelos maus serviços que seu município oferece. Somente quando são atingidos por enchentes, quando o transporte não funciona a contento, quando o transito é um caos, e o recolhimento do lixo não acontecem é que as pessoas acordam. Vamos acordar antes de outubro e prestar atenção no que dirão os candidatos? Essa é a única forma de colocarmos na prefeitura um gestor competente e eficaz. Se os partidos têm donos, as urnas não têm.

Izabel Avallone

GAZETA DO POVO - PR

Crédito de candidato

Uma empresa no processo seletivo tem a oportunidade e autonomia para escolher qual o melhor perfil profissional para compor o seu quadro de funcionários. Hoje é necessária uma análise mais criteriosa sobre o candidato, dependendo do cargo, porém é necessário analisar até que ponto a empresa irá investigar o crédito financeiro dele para não comprometer e invadir a privacidade de pessoas.

Gisele Cristina dos Santos Marques

Frota do TJ 1

Sem sombra de dúvidas não é necessário renovar a frota de carros do TJ, pois todo esse dinheiro poderia ser gasto em algo útil, como, por exemplo, educação, postos de saúde, varas das comarcas do interior do estado, que sofrem carências sérias de equipamentos, estrutura e sistemas de informática (Gazeta, 28/2). Com certeza isso é mais necessário do que comprar carros luxuosos para magistrados, que já possuem uma vida de luxo por causa do salário que ganham.

Jeniffer Silva

FOLHA DE LONDRINA - PR

Celas especiais
A OAB, órgão respeitado e com relevantes préstimos ao país, deveria preocupar-se também em dar um basta nas benesses e p rivilégios nos casos de celas especiais para os criminosos com curso superior. O caso do acusado da morte da advogada Mércia Nakashima, o também advogado Misael Bispo de Souza, é uma afronta à sociedade e mais um ônus ao já combalido contribuinte de impostos. Ainda mais com essas ''fábricas'' existentes Brasil afora, concluir um curso superior é tarefa nada difícil. Que o diga a própria OAB diante dos índices de aprovados no Exame de Ordem.

LUIZ ALBERICO PIOTTO (servidor público) - Cambé

Homenagem a Lula (em que mundo vive esse petralha???? - Beatriz)

A Gaviões da Fiel prestou homenagem ao ex-presidente Lula, fato que deixou muita gente a se contorcer de inveja e raiva porque se nega a reconhecer ou talvez desconheça que o Brasil avançou em conquistas econômicas e sociais. Melhorou ainda no ranking das maiores economias mundiais e na nota de classificação de risco, obteve o Investment Grade, passou de devedor a credor do FMI e constituiu reservas internacionais que não deixaram que a crise mun dial de 2008 (aquela do tsunami que para nós foi marolinha) fizesse estragos no Brasil. Trouxe milhões de trabalhadores para a classe média, propiciando melhoria na qualidade de vida e acesso a bens de consumo que jamais sonhavam, reduzindo as desigualdades sociais e obtendo o menor índice de desemprego de todos os tempos. O Brasil serve de modelo em políticas de combate à fome, reconhecido pela FAO. Em artigo no site do Financial Times, Gregory Chin, professor de Ciência Política da York University, no Canadá, propõe o nome de Lula para presidente do Banco Mundial, em substituição a Robert Zoellick, que está saindo. Cogita-se também que ele seja indicado para secretário-geral da ONU num futuro próximo. Ficar nutrindo este ódio por posição ideológica maniqueísta somente prejudica a quem dele se alimenta. É evidente que temos muito a melhorar em termos de intensificar o combate à corrupção, educação, segurança, saúde e carga tributária, mas algum a coisa já começou a acontecer e só não enxerga quem assim o deseja.

HELEMILTON DIAS DE OLIVEIRA (advogado) - Londrina

CORREIO DO POVO - PORTO ALEGRE - RS

Malvinas

O leitor Joaquim Bentancur (CP 27/02) se preocupa com a violação dos direitos humanos nas Malvinas por um país colonialista como a Inglaterra. Não há violação de direitos humanos nas Falklands resultante de "colonialismo" inglês justamente por serem seus habitantes cidadãos britânicos que querem permanecer parte da Coroa britânica, como já se manifestaram no passado. Será que o mesmo leitor vai se preocupar com o colonialismo argentino e a possibilidade de violação de direitos humanos dos cidadãos nativos da ilha em caso de devolução a um senhorio estranho aos seus costumes? Parece que nessa história toda, os únicos que não são ouvidos são os habitantes da ilha.

Lenio Marobin, Londres

Ferrovias

O jornalista Jurandir Soares em sua crônica (CP 27/02) abordou, com muita propriedade, a situação calamitosa porque passa a ferrovia argentina - o que não deixa de ser um retrato das estradas de ferro brasileiras. Nos dois países, a desestatização se deu quase ao mesmo tempo (lá primeiro, para não fugir à regra: o Brasil é a Argentina ontem...). Sacramentada, em seguida começaram as constatações de que estávamos - brasileiros e argentinos - diante de uma decisão equivocada. No nosso caso, pr imeiro sangraram a rede ferroviária, acabando com os investimentos e com a normalização contábil - o orçamento da União previa recursos para ressarcir a RFFSA pela manutenção de ramais antieconômicos para transporte de cargas e para subsidiar os trens de passageiros. Essa rubrica foi sendo retirada até ser extinta, para, então, justificar a barbárie que viria a seguir, a desestatização. E esta trouxe os problemas que são foco das atenções da sociedade: clientes mal- atendidos, fechamento de ramais, patrimônio público dilapidado, via malconservada... E há quem afirme que a liquidação apressada da RFFSA serviu também para que se extinguissem créditos que se acumularam aos bilhões de reais ao longo de muito tempo. Haja Brasil para tudo isso...

Luiz Carlos Vaz, Porto Alegre

JORNAL DO COMÉRCIO DE PORTO ALEGRE - RS

Reformas

Matérias como “As reformas nossas de cada ano” são muito bem-vindas e deveriam ter o mesmo destaque que o Carnaval e o futebol. Mesmo assim não creio que o povo dê importância, embora seja o que realmente importa. Será que precisamos de mais que meia dúzia de vereadores e de deputados estaduais, três deputados federais e um senador? Talvez com muito menos gente a máquina funcionasse melhor. Hércules estava só e fez. Com uma dúzia de Hércules talvez tivessem feito reuniões e reuniões para discutir a melhor maneira e até hoje estaria por fazer, como nossas reformas. Fidelidade partidária? Está brincando? Fidelidade para com o seu bolso. E só. Carreira política é a melhor opção para se ganhar dinheiro. O real problema é que somos o País da impunidade. A pessoa faz o que não deve ou não faz o que deve e não acontece nada, ninguém é punido. Até o império romano desmoronou. A Alemanha errou e perdeu duas guerras. E hoje? Talvez um grande desastre nacional sacudisse as mentes e nosso povo começasse a pensar. (Lélis da Cunha, Porto Alegre)

PIONEIRO - CAXIAS DO SUL - RS

Combate a criminalidade

Na edição de ontem, li reportagem sobre operações desencadeadas pela Polícia Militar para combater a criminalidade em algumas regiões da cidade. Acontece que já fui morador da região central, local onde há informação de operação para combate à criminalidade, e há cerca de dois anos moro no Floresta. Lá, onde morei por três anos, jamais tive ameaça de roubo, já aqui minha casa foi invadida três vezes (em nenhuma delas fiz BO, pois fui desencorajado em contato com o 190), e as informações que se tem da vizinhaça é que furtos e roubos são constantes. Peço mais atenção à região próxima à praça Tiradentes, que mesmo com a presença de unidade fixa da PM tem grande incidência de roubos e furtos.

Ivo Silveira Filho
Joinville

DIÁRIO DA MANHÃ - GO

EM TEMPO / 28/02/1012

Qual é o problema?
Não dá para entender porque a Suprema Corte vai examinar se o uso de informações do Coaf pelo CNJ implica em quebra de sigilo bancário dos magistrados, se o CNJ foi criado exatamente com o objetivo de investigar desvios de conduta de juízes.
De que outra forma poderiam ser investigados os juízes com evidência de terem cometido tais desvios?
Se o Coaf, que é um órgão administrativo do governo brasileiro, foi criado para identificar ocorrências suspeitas em movimentações financeiras, qual o problema de usar o seu trabalho?
Para os mortais, pode. Para os deuses do Judiciário, não pode?
Ronaldo Gomes Ferraz

29/02

PUNIÇÃO AO HOUAISS
Realmente, só pode ser motivada por muita falta do que fazer, essa ação movida pelo Ministério Público Federal para tirar de circulação o dicionário Houaiss, por colocar como uma das definições da palavra cigano a de um indivíduo que trapaceia, velhaco, entre outras coisas no gênero. Segundo o MPF isso pode ser considerado racismo.
Pergunto ao procurador que iniciou a ação, como poderão ser entendidas as obras antigas onde a expressão cigano é usada exatamente como descrita no Houaiss? As obras terão que ser reescritas, ou banidas?
O que dizer, por exemplo, da palavra vigarista, que tem origem no conto-do-vigário? Terá que sair por ser ofensiva aos vigários e à Igreja?
Pergunto, também, como ficarão ao outros dicionários, como o Aulete, que mostra a mesma definição do Houaiss?
Ronaldo Gomes Ferraz

INCÊNDIO OMISSÃO E MORTES
Homenagens aos militares mortos na Estação Comandante Ferraz, na Artártida é o mínimo que o governo poderia fazer já que pagaram com a vida a tentativa de debelar o fogo em condições tão difíceis. Este triste acidente evidenciou a falta de investimentos que poderia, se havido, ter sido evitado. Que tudo seja apurado com transparência e rigor. Agora se sabe pela mídia que foi investido zero de recursos ultimamente, sequer os que deveriam ter sido direcionados através de emendas parlamentares. Que o país receba explicações convincentes do Ministro da Defesa e da Ciência e Tecnologia. E também que expliquem a preocupante omissão do naufrágio de uma chata com milhares de litros de óleo, agora a quarenta metros de profundidade, cujo vazamento poderá acarretar sérissimo dano ao ecossistema local. Esconder do povo brasileiro fatos de tal gravidade está mais para o estilo da antiga união soviética do que para os dias de hoje num país dito democrático!
Eliana França Leme

LAMENTO
A Presidência da República diz que lamenta o acidente ocorrido na Antártida...Lamenta?
Nós é que lamentamos e deploramos as vidas perdidas e os anos gastos nas pesquisas desenvolvidas por um grupo de militares de escol, e que acabaram virando cinzas. O que a Presidência da República poderia fazer é um ato de contrição em arrependimento por todo o bem que deixou de realizar , por todo investimento que não foi feito, reconhecendo publicamente que o governo vem sucateando e desmerecendo de todas as maneiras as Forças Armadas. A Comissão da Verdade é apenas a pá de cal jogada sobre a Anistia ampla, geral e irrestrita acordada por todos. E Dilma lamenta...
Mara Montezuma Assaf


DE VINHOS E SAPATOS
É um absurdo as Vinícolas Nacionais proporem à presidente Dilma que coloque barreiras na importação dos vinhos estrangeiros para incentivar o consumo dos vinhos nacionais. Ora, apesar de nossos vinhos estarem a ganhar qualidade , ainda não nos ombreamos nem com os chilenos...Se Dilma se sensibilizar com a proposta nos vinicultores, vai nos condenar à mais absoluta falta de opção. Será que já estamos na fase de cubanização de nossa economia? Por outro lado, seria bom que Dilma desse uma atenção especial ao setor de calçados...nossa indústria parece ter se transferido para a China , abrindo milhares empregos para os chineses. Nem tanto ao mar, nem tanto à terra...

Mara Montezuma Assaf


EQUADOR E A IMPRENSA
Depois de ter feito um verdadeiro carnaval em cima daquilo que ele considerou ter sido uma injúria à sua pessoa, usando para isso o Judiciário que lhe obedece cegamente, o presidente do Equador, Rafael Correa declarou que decidiu perdoar os jornalistas envolvidos, seguindo o que lhe ditava o seu coração.
Não teria sido, portanto, a imensa pressão dos organismos internacionais, que caíram de pau em cima dele, e que classificaram o episódio do processo movido por ele de um duro golpe à liberdade de imprensa em seu país.
Deixou, porém, bem claro, que publicações consideradas injuriosas ao governo “não mais serão toleradas no Equador, nem na nossa América”.
Só se ele estiver se referindo à América bolivariana, a que compreende além do seu país, a Argentina, a Venezuela e a Bolívia, países que passam pelos mesmos problemas de rejeição a uma imprensa livre.
Ronaldo Gomes Ferraz

CÂNCER
Na festa de comemoração dos 32 anos do partido do governo, o alcaide paulistano, em missa de corpo presente, ouviu elogios sobre sua administração. Depois que Kassab mudou de rumo e passou a apoiar a candidatura de Serra para a prefeitura, começou a ser criticado pelo PT. Esse partido é um exemplo da negação da ética e da moral e continua sua marcha para destruir o país. Já comprou o Poder Legislativo, destruindo a oposição, e desmoralizou o judiciário com suas imorais indicações para a suprema corte do país. Sucateou as forças armada e tenta amordaçar a imprensa. Esse partido é um câncer na laringe do Brasil.
Humberto de Luna Freire Filho

http://www.dmdigital.com.br/novo/?ref=dmsite#!/view?e=20120229&p=18
SER OU NÃO SER COMPETENTE
Outro dia, assistia, pela televisão a dois políticos carreiristas serem entrevistados: Roberto Requião (PR) e Ciro Gomes (CE)..................
Júlio Cesar Cardoso

FOLHA DE PERNAMBUCO - PE

Tragédia na Antártida
Pelo que deduzimos diante dos fatos é que o governo pouca atenção deu e dá para tais missões. Para ele é assunto secundário, em confronto com os demais países, e reage da única maneira que tem competência, com a promessa: vai recuperar a estação na Antártida em dois anos. Alguém acredita, se a manutenção em seu governo foi deficitária? Firulas... firulas para engambelar os integrantes da equipe. Obviamente não cumpriram com o orçamento destinado, como não cumprem com a saúde, a educação e outros segmentos, pois a corrupção leva toda a verba do erário. Até quando este povo vai permanecer na ignorância e cegueira?
João Roberto Gullino - Petrópolis/RJ

JORNAL DO COMMERCIO DE PERNAMBUCO - PE

Onda de assaltos

Com essa onda de assaltos, só um doido se arrisca a ir a esses locais. Se os bandidos entram e a polícia chega, há confronto e aí os clientes ficam no fogo cruzado. O confronto só deveria ocorrer com os inocentes estivessem longe, mas aí é pedir demais.

Raul de Araújo Lira

Oposição omissa

Não sei se acontece o mesmo em outros Estados, mas aqui em Pernambuco não existe oposição ao governo estadual. Tudo o que o governo faz é bonito. Os reparos efetivados nas estradas, malfeitos por sinal, não são vistos por quem se diz oposição e muito menos fiscalizados. O trecho entre Tuparetama e São José do Egito, onde teríamos a terceira melhor estrada do País, é uma vergonha. Lá, o governador teve mais de 90% dos votos e o que vem sendo feito na região?

Argemiro Leite

O POVO - CE

Visita da Dilma ao Ceará
Espero que a presidente Dilma e o governador Cid não estejam mais uma vez enganando o povo do Ceará prometendo obras que não têm fim. Vejamos o caso da policlínica de Pacajus que os dois inauguraram há quase um ano e nada de funcionar.

João Silva. Comentando no portal www.opovo.com.br a matéria “Como a visita de Dilma afeta a relação entre PT e PSB“

DIÁRIO DO NORDESTE - CE

Piso do professor
Agora é que eu quero ver. Será que os Estados e as Prefeituras vão cumprir a lei, ou vão continuar fingindo que não têm nada a ver com isso? Ou nós, alunos e pais de alunos, vamos assistir nova greve de professores para forçar o cumprimento da lei? Parece que estou até vendo no que isso vai dar no ano que vem (Sobre matéria publicada na editoria Nacional, sob o título "Para 2012 - Piso do professor fica em R$ 1.451")
José Maria Soares
Fortaleza-CE

O TEMPO - MG

Violência
Sobre a matéria "Betim, Contagem e Neves são líderes em mortes de jovens" (Cidades, 27.2), não adianta existir a melhor polícia se a Justiça brasileira trabalha com leis da década de 1940, cheias de brechas e falhas, que não punem adequadamente um criminoso. Logo logo, ele estará na rua... A polícia prende e a "Justiça" manda soltar.
Fernando Souza - Contagem

A segurança pública, em Minas Gerais, deveria ser orientada pelas Forças Armadas. No tempo do general Olímpio Mourão Filho, os agentes de segurança do Estado se reuniam com o Exército. Eram consideradas Forças Auxiliares. Do jeito que está a segurança, ela é fornecida mais por equipes abnegadas. Infeliz mente, Minas, Belo Horizonte e cidades vizinhas são, hoje, palco de um holocausto de jovens.
Adhemar Hallas

Políticos
Sinceramente, estou cansado dessa turma de políticos oportunistas, que só tem compromissos com suas carreiras e está se lixando para o povo. Nosso povo não sabe e nunca saberá votar. Passou da hora de mudar as regras do jogo. Ninguém aguenta mais ouvir desculpas de políticos incompetentes e gestores públicos despreparados. Precisamos de sangue novo e de pessoas idealistas no comando da cidade. Abaixo a mediocridade, abaixo a política do toma lá dá cá. Esta cidade precisa funcionar.
Domenico Gutierrez
ESTADO DE MINAS - MG

12:37HS - MARCELO CRIVELLA É O NOVO MINISTRO DA PESCA

Brasília - O ministro da Pesca e Aquicultura, Luiz Sérgio de Oliveira (PT-RJ), deixou o cargo e o novo titular da pasta será o senador Marcelo Crivella (PRB-RJ). A mudança ocorre para incorporar o PRB ao governo, partido que integra a base aliada, segundo nota divulgada pela Secretaria de Imprensa da Presidência República.

A nota informa que "a presidente está segura de que, à frente do ministério da Pesca e Aquicultura, o senador Marcelo Crivella prestará relevantes serviços ao Brasil".
No texto, a Presidência informa que Luiz Sérgio prestou "inestimável contribuição ao governo" no ministério da Pesca e anteriormente na Secretaria de Relações Institucionais. Luiz Sérgio retorna à Câmara dos deputados, onde continuará o exercício do mandato.
http://www.em.com.br/app/noticia/politica/2012/02/29/interna_politica,280659/marcelo-crivella-e-o-novo-ministro-da-pesca.shtml

BR-381
Advogado reivindica duplicação de rodovia
“Transitar pela BR-381 no trecho entre BH e Ipatinga é uma verdadeira arte de paciência com tanto descaso. Cobrar impostos e multar é tarefa fácil. Difícil, porém, é assegurar aos cidadãos que possam trafegar pelas rodovias com segurança. Em 17 de fevereiro, decidi sair de BH com destino a Teófilo Otoni pela madrugada, com o propósito de evitar o anunciado congestionamento na Rodovia da Morte. Ledo engano. Ao chegar ao Anel Rodoviário me deparei com o caos. Como se não bastasse, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), com seu conhecido despreparo, não retirou o desvio do posto que há na saída de Sabará. Resultado: tive que pegar um atalho para somente então conseguir chegar à BR-381. Para minha surpresa também havia um grande congestionamento. Assim, uma viagem que em média dura cerca de cinco horas e meia levou quase nove horas. Verdadeiro absurdo. Nem preciso falar sobre o retorno a BH. Não precisamos de radares e do mau serviço da PRF. Precisamos, na realidade, é da aplicação do nosso dinheiro na duplicação da
BR-381, com urgência.
Paulo H. Azeredo Nascimento - Belo Horizonte

CARNAVAIS DE BAIRRO
Psicóloga condena atitude da PBH
“O preço que o prefeito Marcio Lacerda vai pagar nas próximas eleições será muito alto, graças à sua liberalidade para com os execráveis carnavais de bairro. Pensou e agiu mal. Com a inexpressiva Belotur, que não faz nada a não ser denegrir as imagens das famílias da cidade, deu no que deu, dilacerando bairros e a nossa maior praça, a da Liberdade. Como doeu ver o estado lastimável do local. Prefeito, o senhor, que reside em Nova Lima, ficou tranquilo? Nós, moradores do São Bento, bem como todos os demais moradores dos bairros que sofrem com esse lixo, abominamos todo e qualquer tipo de carnaval em bairros, e seremos duros com o poder público.
Maria Eulália P. Sousa - Belo Horizonte

CORREIO DE UBERLÂNDIA - MG

O TEMPO E A POLÍTICA
As cartas da política eleitoral estão sendo lançadas. É certo que muitas coisas vão acontecer durante a campanha, afinal, a nossa política gira sempre em torno de dois grupos de candidatos: os que já foram eleitos e pretendem reeleição e os que estão de fora e pretendem entrar para o circo. Não falo do circo como pejorativo, mas sim pela enorme variedade de seus artistas e espetáculos. Tem equilibristas, mágicos, trapezistas e domadores… e também, porque não, de palhaços diversos, vejam o deputado que São Paulo colocou como líder de eleição, um tal Tiririca…
Outra coisa interessante: um número enorme de candidatos e eleitos diz do seu sofrimento, trabalho e aborrecimentos com a política, que esta é a sua última vez, Deus me livre!… Em algum caso isto pode ser verdade. Lembro agora que estou aqui, na nossa antiga Fazenda Experimental ou Modelo, olhando as obras que vão acontecer para o novo shoping – do outro lado. E lembro de quando fui presidente da ABCZ, e fui visitá-la na majestade e grandeza dos trabalhos que lá se desenvolviam em tecnologia da agropecuária. Seu diretor era o atual deputado Paulo Piau, meu amigo no entusiasmo pela vida e progresso da agropecuária brasileira. Pois, meus amigos, aquela fazenda de trabalhos e sonhos é hoje um lixo abandonado e decadente, sem nome e sem glórias. O nosso Paulo deputado deve ter lutado e amargado com as decepções de sonho inicial e obrigatório em sua profissão. Entrou na política, é deputado de repetição e pretende ser prefeito de nossa Uberaba. Naturalmente em seu programa estará pensando na fazenda de onde decolou e que hoje agoniza exatamente na área federal. Entre tantos candidatos e projetos a sua experiência terá um programa de peso – nada das brincadeirinhas de candidatos, ponte no córrego da vila e iluminação das praças públicas – ou o que não tem tido condição de resolver, assistência médica e hospitalar para os pobres, educação e ensino, o transporte e novos investimentos como Uberlândia ensinou. Ser prefeito – político é coisa muito séria, trabalhosa… e decepcionante. Visito o Hugo hoje, aposentado, sozinho, um desconhecido que nem visita recebe. Já foi elogiado como “o melhor e mais honesto”. Hoje encostado lembra-me a Fazenda Modelo, que hoje envelhece igual este cupim onde ponho meu pé.João Gilberto Rodrigues da Cunha Médico - Uberaba (MG)

CORREIO DA BAHIA - 24 HORAS - BA

http://www.correio24horas.com.br/correiodigital/ página 2 coluna "Leitores"

ESPETÁCULO DO PDT
Rufino Argolo

FIM

Nenhum comentário: