Páginas

sábado, 13 de março de 2010

CDC-Código de Defesa do Consumidor

CDC

Nesta segunda-feira, dia 15 de março, é o Dia do Consumidor! Como usuária do Procon (1976) desde de 1981, ví a evolução deste órgão que ajudou na criação do CDC -Código de Defesa do Cosumidor (11-09-90), que neste ano completará 20 anos!
Outros órgãos surgiram como o Idec, Pró-teste, e mesmo os Juizados Especiais Cíveis,antigos pequenas causas, uma vez que os Procons, Idec, etc ...não têm poder de Justiça.
Vimos na sexta-feira a publicação de empresas campeãs no ranking de reclamações, algumas freguesas de anos seguidos, como a Telefônica. Se as Agências Reguladoras ANS, ANAC, ANATEL,ANEEL, etc... que foram criadas para fiscalizar as ações de empresas não estivessem sendo esvaziadas ano a ano, talvez este ranking já não existisse e o consumidor mais bem atendido.
O que vemos no entanto é cada vez mais a fusão e ou aquisições de empresas como bancos, telefonias, supermercados,etc ... por outras, deixando o consumidor sem opção e cada vez mais sem a tão saudável concorrência! Como gostam de comparar com os USA, lá não há um código tão bom quanto o nosso, porém as pessoas sabem seus direitos e lá as empresas têm a cultura do RESPEITO ao consumidor.Oxalá cheguemos lá,de qualquer forma parabéns a todos os consumidores que exercem os seus direitos todos os dias.

Nenhum comentário: