Páginas

segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Tudo o que você precisa saber para enfrentar 2010: O ano que nos espera. Marli Gonçalves

Boquiabertos, sim, estamos todos nós. E o ano que vem já mostra os dentes apertando as nossas canelas. Melhor ficar sentado, ou bem perto da parede, encostado se for possível. Por mais otimista que eu seja - e sou - não consigo deixar de temer principalmente pela nossa saúde mental durante o ano que vem. Nossas armas: humor, paciência, sarcasmo e um pouco de esculhambação, que nisso somos sempre muito melhores do que eles.

Boquiabertos, sim, estamos todos nós. E o ano que vem já mostra os dentes apertando as nossas canelas. Melhor ficar sentado, ou bem perto da parede, encostado se for possível. Por mais otimista que eu seja - e sou - não consigo deixar de temer principalmente pela nossa saúde mental durante o ano que vem. Nossas armas: humor, paciência, sarcasmo e um pouco de esculhambação, que nisso somos sempre muito melhores do que eles. Queria que o mundo fosse cor-de-rosa como o vestido da menina, mas ele está é se mostrando mais daquela cor que o Roberto Carlos não gosta. Não olhe agora, mas há um cerco se fechando em volta de nós, e ele vem de tudo quanto é lado. Já estamos até sentindo o calorzinho fungando na nossa nuca, esbaforidos, entre apagões inclusive de consciência e bom senso. Não quero e não posso desanimar. Você também não pode. Logo, pensei que poderíamos tentar nos precaver - antevendo o que virá, e sublimando antes que chegue. O famoso começar a rezar para afastar os maus fluidos.

Se tudo fosse normal, diria até para você guardar algum dinheiro, mas quem tem? Quem não está devendo e deixando de ganhar e gastando o que não pode? Então, guarde, anote: paciência, velas, fósforos, livros para ler no horário eleitoral, piadas para contar, algodão para os ouvidos, óculos para enxergar melhor os contratos. Em anos assim, o dinheiro escoa pelo ralo, e acaba entupindo as nossas veias.

Aconselharia que você não se envolvesse em brigas, mas acontece que também não sei levar desaforos para casa. Na nossa brasileira rotina, o pior, os desaforos entram porta a dentro nos esbofeteando nos noticiários, e não há vassoura atrás da porta que resolva. Vamos ouvir aquela voz rouca, de língua presa, prometer mundos e fundos, apontando com o dedo ameaçador para os que não acreditarem. E eu não acredito nem em duendes nem nas frases feitas para impressionar que o bicho agora decora e recita, entoadas falsamente, com olhar injetado e batidas (inclusive de coco, limão, abacaxi) na mesa.

Ao lado dele, a "sombra", aquela mulher sombria e dura que faz cara de brava, de quem sabe, e acha que convence as pedras que seria a melhor opção, uma mala. O governo parece aquela rede popular de lojas de bolsas, bolsinhas, malas e malinhas, muitas até bonitinhas, mas todas muito ordinárias. Desfiam à toa. Furam.

Não, não adianta olhar para o céu, não há ainda quem venha nos salvar. E só aparece mais gente para atrapalhar. Nos programas já estou até vendo e ouvindo os neo-socialistas atarracados no poder, segurando seus colares de pérolas, fazendo vozinha de padrecos de vila, e prometendo tirar todas crianças da rua, acabar com a pobreza, melhorar a ração e a vida sexual. Deve ser isso, porque eles falam muito, mas muito, em inclusão, inclusive digital, na forma mais direta. Faltam prometer emagrecer, tirar rugas, fazer crescer cabelos. Fora isso prometem empregos, saúde, infraestrutura, educação, lazer - tudo o que a gente sabe que precisa. Sabe até que existe. Mas nunca vê.

Em 2010, o orixá de frente será nosso bom Oxossi, Deus das Matas. Orixá patrono da agricultura, caçador. O ano será regido por Vênus, Planeta do Amor, e no horóscopo chinês, será Tigre. Veja o que achei sobre isso, sobre um Ano Tigre: "Definitivamente um ano explosivo. Começa geralmente com um estrondo e acaba com um choramingo. Um ano dado para a guerra, o desacordo e desastres de todo os tipos. Mas será também um ano grande. Nada será feito numa escala pequena, ou tímida. Tudo, bom e mau, pode e será levado aos extremos. As fortunas podem ser feitas e perdidas. Se você tiver uma possibilidade poderá agarrá-la, mas nunca esqueça que tem grandes obstáculos pela frente".

Obrigado por nada. Entendeu, agora? Tudo aos extremos. Vou dizer, de todas as bobagens e obviedades que li, sobre previsões, só uma coisa me chamou a atenção. Todas - as vindas de santo, de astrólogos, videntes, bananas e quetais - falaram na necessidade de manter o humor. Há dias penso nisso. O que vai acontecer você já sabe: vão torrar o nosso saco com conversa fiada, aumentar impostos e contas, a inflação vale só para a gente, os pobres vão sorrir, um jogador de futebol vai se envolver num escândalo, um grande nome da tevê vai morrer, haverá troca-troca aqui e ali e, atenção, o Brasil continuará sendo o País do Futuro, verdadeira potência, uma coisa de louco. Como que ninguém reparou ainda que temos tanto potencial? Vai melhorar até o nosso índice de corrupção. Ultimamente a coisa anda tão preta que ninguém se arrisca nem a dizer que vamos ganhar a Copa do Mundo, que nossa miss será Universo, e o Brasil campeão de auto qualquer coisa.

Já vamos dar graças a Deus, dia após dia. Mas só se mantivermos o humor.

Ah, como posso esquecer? O aquecimento global, as erupções solares, o pré-sal vai continuar no lugar, o trânsito em São Paulo piorará; vai ter enchente, vai ter seca, vai ter pano para manga. Há ainda lugares e muita gente que diz que as eleições serão ganhas pelo Petardo e seus rabinhos. Mas você não deve desistir, nem esquecer que o Futuro é a gente que faz, está em nossas mãos. Hoje os ventos que aqui sopraram podem soprar mais para lá, em tufões e descobertas, algumas de arrepiar o fiofó e seus cabelinhos.

São Paulo, São Pedro, São João, Nossas Senhoras, rogai por nós neste fim de década.•

Marli Gonçalves, jornalista . Já escrevi a long time ago usando o pseudônimo de Yazzodarah, e nunca errava nas previsões. Tem quem diga que tenho boa intuição, que sei ler pensamentos. Pode ser. Estou lendo o seu agora.

Conhece o Twitter? Também estou lá. Mas falta - e eu estou esperando - você . Siga-me! É divertido. Tenho postado coisas legais, fotos, fatos, noticinhas e afazeres do dia-a-dia.
O endereço é "www.twitter.com/MarliGo"

E mais: aqui tem muito mais Marli, todos os dias. Visite a Casa da Mãe Joana. Fique à vontade. Sinta-se em casa.

E-mails:marli@brickmann.com.br
marligo@uol.com.br

ATENÇÃO: Por favor, ao reproduzir esse texto, não deixe de citar os e-mails de contato, e o site onde foi publicado originalmente, www.brickmann.com.brVisite sempre nosso site.

Leia os artigos anteriores:www.brickmann.com.br

Nenhum comentário: