Páginas

sábado, 11 de julho de 2009

Carta à UNESCO sobre premiação à Lula

05/06/2009


Senhores,

Fiquei intrigada com a noticia lida no site da Unesco- a qual copiei abaixo em vermelho - onde pretendem esclarecer os motivos porque Lula foi escolhido para receber uma premiação; assim, resolvi fazer algumas considerações que se seguem logo após a cópia .

Paris, 26/6/2009 – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva receberá no dia 7 de julho, na França, o Prêmio pela Paz Felix Houphouët-Boigny 2008. A cerimônia de entrega do prêmio da UNESCO, para a qual foram convidados diversos chefes de estado e de governo, será realizada às 14h30 na sede da Organização, em Paris. Durante o anúncio da premiação, em maio, o membro do júri e ex-presidente de Portugal Mario Soares declarou que a decisão de homenagear o presidente Lula considerou “suas ações em busca da paz, do diálogo, da democracia, da justiça social e da igualdade de direitos, assim como sua valiosa contribuição para a erradicação da pobreza e a proteção dos direitos das minorias”. Entre as autoridades convidadas para a cerimônia estão o presidente do Senegal, Abdoulaye Wade; o presidente de Cabo Verde, Pedro Pires; o primeiro-ministro de Portugal, José Socrates; o secretário-geral da Organização Internacional da Francofonia, Abou Diouf; o ex-presidente de Côte d’Ivoire (Costa do Marfim), Henri Konan Bédié; o presidente do a...... etc...

Lendo este texto cheguei à conclusão de que o presidente Mario Soares, ao declarar que a decisão de homenagear o presidente Lula por "suas ações em busca da paz, do diálogo, da democracia, da justiça social e da igualdade de direitos infelizmente faltou com a correção em todos os itens, ou por desconhecimento da realidade brasileira ou por ter sido convencido pela propaganda midiática que moldou uma imagem de Lula no exterior que não condiz com a realidade.

Vejamos:

-Como pode ter Lula contribuido para a paz se deu apoio ao presidente Ahmadinejad, tirano obcecado pela guerra e pelo ódio aos judeus? E que, acusado de efetuar eleições fraudulentas prefere acabar com vidas de cidadãos iranianos a possibilitar novas eleições?

-Como Lula pode ter contribuido para o diálogo se toma partido unilateralmente à favor dos países muçulmanos, quando na questão do Oriente Médio se faz mister enaltecer a conciliação entre as partes?

-Como pode Lula ter contribuido para a democracia quando em seu próprio país dela escarnece ao usar de todas as prerrogativas que ela lhe concede para assim aviltá-la? Será que é do conhecimento do ex-presidente Mario Soares que Lula já intentou por diversas maneiras e artifícios amordaçar a imprensa e só não chegou às vias de fato pelo clamor da própria imprensa e da população indignada?

-Como pode ter Lula contribuido para a justiça social quando implanta um programa assistencialista (Bolsa Familia) que aprisiona os agraciados num patamar de esmoler acostumando-os a viverem só daquilo , e ainda consegue transformá-los em eleitores de cabresto dos candidatos governistas? Justiça social se consegue principalmente através do incentivo à educação, e no Brasil, o que fez Lula para tentar amenizar o estado caótico que se vive nesta questão? Nada, e pior que nada, ainda declara que nunca precisou de um diploma para ser presidente, desestimulando as novas gerações ao estudo...transformando-a numa geração de oportunistas.

-Como pode Lula ter contribuido para a igualdade de direitos se é um expert em fomentar a luta de classes, em vilipendiar as elites jogando toda a responsabilidade pelos males brasileiros nas costas deste segmento social? E hoje se sabe que os maiores males brasileiros tem sua origem na corrupção histórica que grassa entre os politicos , que desvia erário para seus bolsos ao inves de promover melhorias para a população? E que fez Lula para acabar com a corrupção? Nada! Pelo contrário, em seu governo ela alastrou-se, agigantou-se e chegou num patamar insuportável pela inversão de valores que a alimentam.

-Que contribuição deu Lula para a igualdade de direitos quando incentiva o ódio como ferramenta para a solução dos problemas sociais? Se estimula a criação de uma sociedade onde para alguns os direitos são maiores na medida em que seus deveres se aminguam? Em que se criam cotas em universidades para negros e índios, esquecendo-se que existem igualmente brancos muito pobres que mereceriam também o acesso à cultura ?

Chego à conclusão que o ex-presidente Mario Soares conhece muito pouco do Brasil atual, ou deixou-se convencer pela propaganda midiática/ideológica , a qual acabou por criar um personagem, um mito que não existe a não ser para aqueles que cegamente rezam pela cartilha de Lula.

Peço a gentileza de encaminharem esta carta a quem de direito, no caso de não haver eu direcionado ao endereço certo, desde já agradecendo pela atenção dispensada.

No aguardo de uma resposta que me esclareça as questões levantadas, subscrevo-me


Mara Montezuma Assaf / cidadã brasileira

Nenhum comentário: