Páginas

terça-feira, 1 de março de 2011

IPTU VERDE- uma boa idéia!

Em 27/01

A notícia divulgada de que em Guarulhos será implantado o IPTU VERDE beneficiando com desconto de até 20% no imposto quem implantar duas ou mais das seguintes medidas: uso de aquecimento solar, captação de água de chuva, reuso da água, coleta seletiva de lixo, sistema natural de iluminação, construção com materiais sustentáveis e telhado verde (gramado) é muito positiva e deveria ser implantada também na cidade de São Paulo, mas a ação proposta neste IPTU VERDE poderia ser mais abrangente.

Por exemplo, entre as propostas está a de reduzir em 50% no IPTU quem tivesse o desconforto de ter uma feira livre em frente de casa. Isso faria um pouco de justiça aos moradores prejudicados, apesar de que no meu entender , feira livre é costume medieval , que não faz mais sentido numa metrópole como São Paulo. Mas o que dizer quando a Prefeitura brinda um contribuinte com um piscinão todos os dias junto ao seu imóvel, com todas as consequências que isso implica,será que a redução de imposto para este morador não deveria ser de 100%? E a depreciação do imóvel, quem paga? Neste caso, os mais prejudicados seriam os moradores de residências de alto padrão, pois não encontrariam comprador para seu imóvel nem com reza brava. E nem penhorado ele conseguiria ser, pois nenhum banco ou financeira iria querer receber esse imóvel como garantia e nem como pagamento de dívida alta.

Portanto, a idéia do IPTU VERDE é boa, deveria ser estudada pelos vereadores de São Paulo, mas tem que ser ampliada para ser mais justa.

Nenhum comentário: