Páginas

terça-feira, 11 de agosto de 2009

VOTO VINGANÇA

(ilustração da nossa querida Silvane Sabóia)



Silvane Saboia


Eu sei um dos motivos do Lula ganhar tantos votos no nordeste. Não é uma simples questão de ignorância do povo, eles não ignoram a lama deste governo, nem criança consegue ignorar. É a estupidez da vingança de classe, a pobre contra a média e alta. Tenho conversado com balconistas, frentistas, garçons, trabalhadores simples do povo. Eles dizem em alto e bom som: Eu quero que o Lula ganhe! Melhor ele roubando que os outros! E olham nos meus olhos e falam: Vocês estão com raiva porque vão perder. Eles acham que a eleição é uma luta entre o pobre e o rico. E até eu entendo isso. O Senhor Lula simboliza o roubo dos pobres contra os ricos, como se ele fosse um Robin Wood nordestino, mesmo que ele esteja rico o povo não liga mais.É a vingança social. Uma mágoa guardada e acariciada por eles durante anos. O ódio por aquele que passa num carro bonito pelo que está esmagado num ônibus e fica vendo as diferenças nas ruas. Eles não conseguem ver o problema como um todo e caem na conversa maldosa do PT. A bolsa- família saída de migalhas do bolso do PT realizou os sonhos medíocres de muita gente. E o governo usa-a do afirmando que esta regalia terminará se o Lula perder a eleição. Eles ainda votam como se fosse um jogo de futebol. Se o time que vai "ganhar" é com o Lula , então votaremos no Lula! Pelo menos em algo nós ganharemos. A ignorância cega os estimula a votar no mais certo a vitória como se fosse uma mera brincadeira.
Fico eu aqui a pensar o que fazer. Estamos num vendaval de mentiras e fantasias. Máscaras usadas pelo governo para ludibriar o povo. Sinto por morar no Ceará aonde estas mentiras são aceitas. Esta massa frágil de pensamentos e idéias sucumbiu ao famigerado governo Lula. Antes eu me compadecia deste povo, o achava totalmente alienado ao que acontece. Agora nem tanto. Vejo uma espécie de alegria reinando no olhar desta gente humilde, um olhar de satisfação diante da corrupção contra o Brasil. Durante anos os políticos engordaram a pobreza, para colher os frutos de sua revolta. Estes mesmos políticos que deveriam ter feito tanto, só deixaram de legado a vingança. Muito conveniente para eles. Li em algum lugar que política é um jogo em que o governo faz uso do dinheiro dos ricos, promete muito aos pobres pra colocar uns contra o outros.
Acordei cansada. O Brasil precisa de uma renovação total. Não verei isso acontecer. Não verei a justiça nascer. Não sentirei a pobreza diminuir. Hoje o governo colhe frutos da pobreza. Fruto que fará este governo de lama continuar.
Sim, o Nordeste talvez eleja o Lula outra vez. O Sr. Lula ganhará por simples ignorância e vingança deste povo que aqui mora. Faltarão sempre escolas, faltará educação, e o milagre do despertar para a verdade. É óbvio que este governo nunca dará. Continuará engordando cada vez mais este povo humilde e alienado, para felicidade deles. Sinto nojo e tristeza de tudo isso. O Nordeste precisa mais de tudo, de estudo, dignidade, comida, para que as mentes mudem e possam avaliar com justiça e sabedoria o que existe. Isto demorará a acontecer. O governo continuará a sustentar com ilusões a pobreza, pois é de lá que eles se sustentam. Estes votos ignorantes os ajudam a continuar no poder, fazendo estripulias e roubos.E o nordeste dormente consente. O Governo nunca deixará a boa comida e vida melhor para eles, pois temem mentes saudáveis e nutridas, pois poderão pensar com sabedoria.
Só me resta rezar. E pedir que alguém mágico apareça e mude tudo isso. Uma mágica como faço nas minhas montagens. Uma mágica grande! Um idealista, um homem justo e corajoso. Que some a tantos outros.Que o milagre aconteça. Fecho os olhos... Cansada. O garçom ontem me serviu com ódio no olhar. De onde virá isso meu Deus?
Por que assim que eu cresci não observei este olhar?

Nenhum comentário: